A Árvore de Natal é a tradição máximas das festas de fim de ano no Ocidente / Jonathan Borba / Unsplash
Continua depois da publicidade
Se existe uma certeza quanto ao que se fazer com a árvore de Natal, essa certeza se dá apenas no dia de desarmar a decoração: 6 de janeiro. Bastante difundido na cultura nacional, o Dia de Reis marca a data final para que o pinheiro, verdadeiro, ou não, seja retirado das salas de residências do País afora. Dito isso, mas e quando se fala sobre o dia de montar a árvore? Quando é a data correta? Se é que ela existe? A resposta não é das mais simples, mas a gente tenta responder aqui.
Popularmente, há dois dias em específico que marcam a possível montagem da árvore de Natal. O primeiro é 6 de dezembro, data em que o planeta comemora o Dia de São Nicolau. Já a segunda data é um pouco menos precisa, mas se trata, na tradição cristã, do primeiro domingo do Advento, o qual cairá, em 2023, em 3 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Em outros locais, há relatos de pessoas que iniciam a montagem em 6 de novembro, marcando dois meses antes do Dia de Reis.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
SÃO NICOLAU
A tradição de montar a árvore em 6 de dezembro é mais simples de seguir. São Nicolau nasceu na Turquia, onde se tornou arcebispo da igreja metropolitana de Myra e ficou amplamento conhecido por ser um homem benevolente e altruísta. Inspiração direta para o mito do Papai Noel, muitos cristãos começaram a associar seu dia à data correta de armar a árvore de Natal, mas ela não é a única que existe.
ADVENTO
Continua depois da publicidade
Conhecido por muitos religiosos como o 'tempo de preparação para celebrar o Natal', o Advento se inicia exatamente quatro domingos antes de 25 de dezembro. Em 2022 o momento foi celebrado em 27 de novembro e, em 2023, esta data deverá 'cair' em 3 de dezembro. No ano que vem, em 2024, o quarto domingo que precede o Natal será 1º de dezembro.