X

Cotidiano

Aeroportos devem receber 5,3 milhões de passageiros durante carnaval

A Operação Folia Feliz será feita nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e nos de Brasília, Salvador e Recife

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/02/2015 às 18:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Operação Folia Feliz, especial para o carnaval, começou hoje (12) e vai até o dia 23, nos principais aeroportos do país, nos quais deverão circular cerca de 5,3 milhões de passageiros, com crescimento de 14% em relação aos 4,6 milhões registrados no carnaval do ano passado. A operação será feita nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e nos de Brasília, Salvador e Recife.

Os terminais foram escolhidos para a operação por estarem em cidades que tradicionalmente registram maior fluxo de turistas no carnaval, disse o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. “Queremos que todos os foliões possam passar pelos aeroportos e ter neles uma razão de felicidade. Planejamos, temos os recursos humanos necessários, os órgãos públicos necessários disponibilizados”, disse o ministro.

Padilha destacou que os dias de maior movimento serão esta sexta-feira (13) e o dia 23. Estão previstos para esse período 1,2 mil voos extras, com mais 260 mil passageiros. No total, deverão ocorrer 38 mil pousos e decolagens nos 12 dias da operação.

Chegar mais cedo ao aeroporto é a recomendação da Anac tanto para viagens nacionais quanto internacionais (Foto: Divulgação)

As empresas aéreas assumiram compromisso de montar um plano de comunicação e apoio aos passageiros, manter aviões de reserva, adequar a programação de férias e folgas e não praticar overbooking (preterição de embarques), entre outras medidas. Também haverá aumento no efetivo da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos aeroportos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que, de ontem (11) até o próximo dia 20, a fiscalização nos aeroportos ganhará o reforço de mais 120 profissionais. O foco está no cumprimento, pelas companhias aéreas, dos principais direitos dos passageiros.

“A recomendação aos passageiros é chegar com antecedência de uma hora e meia para voos domésticos e de duas horas e meia para voos internacionais. É importante chegar mais cedo para não ter nenhum problema no voo. Se tiver, procure a empresa aérea e, se não houver resolução, procure a Anac”, disse o presidente da agência, Marcelo Guaranys.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter