SEDUC

Adolescente de PG monta barbearia na garagem de casa e viraliza na internet

Postagem na qual anunciava o começo de sua barbearia viralizou rapidamente e Thayssa se tornou em uma celebridade da noite pro dia

Comentar
Compartilhar
17 SET 2019Por LG Rodrigues18h20
Foto: Nair Bueno/DL

Thayssa apara os fios de cabelo com uma precisão cirúrgica e mostra intimidade com a tesoura digna de uma cabeleireira com décadas de profissão. Só que a adolescente de 16 anos não tem nem de longe o mesmo público de quem se dedica todos os dias em um salão de beleza. A jovem profissional tem a sua própria barbearia, montada na garagem de casa com todo o capricho e humildade que ela dedica diariamente à sua clientela.

O envolvimento de Thayssa Caramez com tesouras, máquinas de cortar cabelo, lâminas de barbear, loções e hidratantes criados para o público masculino, entretanto, começou com a ajuda da mãe, que tem um pequeno salão de beleza.

“Eu comecei ajudando minha mãe no salão dela servindo café pras clientes e ficava olhando ela trabalhar, observando”, explica.

O contato com o estabelecimento comercial da mãe acabou despertando o interesse da adolescente quase ao mesmo tempo em que alguns amigos da jovem começaram a fazer cursos para realizar cortes de cabelo.

“Eu fui atrás e comecei a pesquisar junto com ela sobre cursos para aprender como se trabalhar em barbearia e vimos o que se encaixava mais no nosso orçamento. Esperamos baixar um pouquinho o preço, mas mesmo antes disso eu já estava treinando com meu padrasto, cortando o cabelo dele por conta própria. Ele sofreu, mas tá vivo”, explica aos risos.

Como Thayssa já estava praticando muito antes disso e já assistia o trabalho de outros profissionais renomados que fazem vídeos pelas redes sociais, ela explica que acabou tendo um aprendizado um pouco mais simples, quase como uma autodidata.

Quem hoje vê a Thayssa mais comunicativa, porém, mal imagina que ela era extremamente introvertida e quase não conversava com pessoas estranhas ou até mesmo da própria família. Foi na profissão, porém, que ela começou a deixar a timidez de lado e passou a dialogar mais com as outras pessoas.

“Se fosse há uns anos, eu nem estaria conversando com você, eu tinha muita dificuldade de falar com as pessoas, tinha muita vergonha. Foi só quando comecei a trabalhar com ela servindo café que melhorei. Depois disso, eu fiz cursos de manicure e me interessei em fazer workshop de barbearia e acabei me soltando mais”.

Apesar de todo o aprendizado e talento para atender os clientes, foi apenas mais recentemente, logo na segunda semana de setembro, que a menina chamou a atenção não apenas de seus amigos e familiares em Praia Grande, como também do Brasil inteiro. Uma postagem singela na qual anunciava o começo de sua barbearia, montada na garagem da casa da mãe, no bairro Jardim Samambaia, a poucos quilômetros de Mongaguá, viralizou rapidamente e Thayssa se tornou em uma celebridade da noite pro dia.

“Como eu comecei o curso e achava que não era o suficiente para aprender, tentei fazer algo mais prático e decidi fazer cortes a R$ 2 só pra cobrir os custos de materiais como lâminas, pomadas e dos potes de gel. Não valia a pena eu cobrar R$ 10 ou mais porque ainda estou no começo e alguns colegas meus já cobram isso, então decidi cobrar pouquinho e minha mãe decidiu fazer a postagem pra me ajudar a divulgar o trabalho”, diz Thayssa.

A ideia de Gisele Rosa Santos, mãe da adolescente, era atingir o público que morava em Praia Grande e que já era cliente de seu salão de beleza. A postagem, entretanto, saiu do controle rapidamente e em poucas horas já alcançava mais de 30 mil curtidas no Facebook.

“Ela tinha cortado dois cabelos e pedi pra tirar uma foto dela e a intenção era essa, talvez ter mais umas dez pessoas aqui para cortar o cabelo. A gente não esperava, eu posto todo dia na página do meu salão de beleza onde dou curso de manicure. Mas às vezes vêm duas, três pessoas. Achei que ia ser isso, mas fizemos a postagem e fomos fazer umas coisas em casa e quando paramos pra ver, tinham mil curtidas, quando acabamos as coisas, estávamos em 30 mil curtidas”, afirma Gisele enquanto tentava segurar as lágrimas.

O retorno foi o melhor possível. Clientes surgiram na porta da casa de mãe e filha e vários profissionais de todo o Brasil, e até mesmo dos Estados Unidos, entraram em contato para oferecer ajuda como materiais e workshops para Thayssa, que já está inscrita em alguns deles.

“Meu sonho agora é poder dar pra minha mãe um salão de beleza melhor e mais equipado porque ela precisa de espaço. Vejo ela se matar de trabalhar desde que sou criança e ela merece. Já pensei até em fazer algo com dois ambientes, com a minha barbearia na parte de baixo e um salão bonito para ela na parte de cima”, conclui.

Para quem quiser entrar em contato com a Thayssa e a Gisele, basta acessar a página do salão Diva por meio do perfil @euvouserdiva no Facebook. Atualmente, a Thayssa atende seus clientes sempre durante a tarde, geralmente a partir das 14h porque ela ainda está no ensino médio e estuda durante a manhã.

Apesar disso, também é possível marcar horário para marcar corte de cabelo ou barba por meio do WhatsApp. “Quem quiser, pode vir que vou atender sempre da melhor maneira”