Adiada para amanhã (3) canonização de José de Anchieta

Os sinos de todas as igrejas de São Paulo estavam programados para tocar, por determinação do cardeal-arcebispo d. Odilo Scherer, às 14 horas desta quarta

Comentar
Compartilhar
02 ABR 201411h19

A canonização de José de Anchieta, marcada para esta quarta-feira, 2, foi adiada para a quinta-feira, 3, pela manhã. A informação é da Rádio Vaticano, veículo oficial da Santa Sé. Nesta quarta (2), o Papa Francisco assinaria o decreto de canonização do Apóstolo do Brasil. O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Leonardo Steiner, recomendou a todas as dioceses que participassem da comemoração.

Os sinos de todas as igrejas de São Paulo estavam programados para tocar, por determinação do cardeal-arcebispo d. Odilo Scherer, às 14 horas desta quarta.

Missa

Às 18h do dia 24, o papa celebrará missa em homenagem a São José de Anchieta na Igreja de Santo Inácio, em Roma. O organizador da cerimônia, o jesuíta padre César Augusto dos Santos, um dos vice-postuladores da causa de canonização, informou que estão sendo convidadas mil pessoas, entre as quais membros da CNBB. Um convite será encaminhado também ao governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil na Santa Sé.

Padre Geraldo Lacerdine, porta-voz da Companhia de Jesus em São Paulo, informou que os jesuítas estão programando uma grande celebração de ação de graças para 9 de junho, festa litúrgica de São José de Anchieta. Ele foi beatificado em 1980 e é lembrado nessa data, por ser o dia de sua morte. No dia 2 de junho, às 19h, os jesuítas cantarão o Te Deum na Igreja de São Luís, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Bela Cintra.

Canonização foi adiada para esta quinta-feira (3) (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Decreto

A canonização de Anchieta será por decreto, dispensando a exigência de comprovação de um milagre. A iniciativa de fazer desse modo partiu do próprio papa Francisco. A assinatura dos decretos ocorrerá em audiência do papa ao cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.