X

Cotidiano

Adiada, canonização do Padre José de Anchieta será celebrada hoje

Papa Francisco assina decreto por volta do meio-dia em Roma (9h no horário de Brasília)

Publicado em 03/04/2014 às 10:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O badalar dos sinos das igrejas de toda a região devem marcar, hoje, às 14 horas, a comemoração em homenagem à canonização do Padre José de Anchieta, terceiro evangelizador ligado ao Brasil e reconhecido pela Igreja Católica. 

A iniciativa, que aconteceria ontem, é um pedido da Diocese de Santos e foi transferida para hoje, já que o Vaticano adiou a canonização. O papa Francisco deve assinar o decreto de canonização do jesuíta por volta do meio-dia em Roma (9 horas no horário de Brasília). O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Leonardo Steiner, recomendou a todas as dioceses que participassem da comemoração.

Para o padre José Myalil Paul, da Catedral de Santos, a canonização de José de Anchieta é um marco para a história da Igreja. “Ele era conhecido como apóstolo do Brasil, foi um exemplo de santidade”, conta.

Em Itanhaém, onde o jesuíta também pacificou o relacionamento entre diversas tribos indígenas, também terá comemoração especial. Às 19 horas de hoje, haverá missa na Igreja Matriz de Sant’Anna, no Centro Histórico, em homenagem a “São José de Anchieta”.

 Monumento em homenagem à Anchieta fica em frente à Igreja Matriz de Itanhaém (Foto: Luiz Torres/DL)

Outros eventos estão sendo programados no Município. No dia 11 de abril, às 17h30, haverá missa campal dedicada a Anchieta na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho. No dia 9 de junho, feriado municipal dedicado ao Padre, serão realizadas missa campal e 1ª Caminhada Passos de Anchieta, um passeio de 3 km pelos pontos turísticos e históricos ligados ao novo santo.

A canonização de Anchieta será por decreto, dispensando a exigência de comprovação de um milagre. A iniciativa de fazer desse modo partiu do próprio papa Francisco. A assinatura dos decretos ocorrerá em audiência do papa ao cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Anchieta se tornará o terceiro santo reconhecido pela Igreja Católica ligado ao Brasil. A primeira foi Madre Paulina, santa desde 2002, e o brasileiro Frei Galvão, proclamado Santo Antônio de Sant’Ana Galvão em 2007.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter