Truque para gelar sua casa sem ar condicionado e conta alta / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Todos sabemos que ar condicionado ligado por muito tempo durante os meses quentes geralmente significam contas mais altas no final do mês e desperdício de energia.
A verdade é que existem maneiras de refrescar a sua casa e mantê-la agradavelmente gelada sem precisar mexer no controle remoto do ar-condicionado.
Continua depois da publicidade
Hoje, compartilharemos 5 métodos (com dicas extras!) essenciais para manter seu ambiente fresco e confortável — sem picos na sua conta de energia.
Uma forma simples e barata de deixar o ambiente mais fresco é colocar uma toalha molhada diante do ventilador. Torça bem para evitar goteiras e pendure-a em uma cadeira ou suporte.
Continua depois da publicidade
Quando o ar passa pela toalha úmida, ocorre um efeito de resfriamento natural por evaporação — o mesmo princípio usado em climatizadores de ar, só que sem gastar quase nada.
Para fugir do desconforto causado pelo suor em dias quentes, aposte em roupas feitas 100% de algodão. Esse tecido permite que a pele respire melhor e ajuda a manter o corpo mais fresco.
O mesmo vale para lençóis — versões de algodão ou bambu são ideais — e até para o estofado de sofás e poltronas. Evite materiais como couro, veludo e corino, que retêm mais calor.
Continua depois da publicidade
Outra dica é usar um desumidificador, que reduz a umidade do ar e pode deixar o ambiente mais agradável.
Pode parecer estranho, mas funciona: coloque uma tigela com gelo e sal grosso em frente ao ventilador. À medida que o ar passa pelo recipiente, ele se resfria e ajuda a circular uma brisa mais fria pela casa — uma solução caseira e eficaz para o calor intenso.
Além de decorativas, as plantas ajudam a regular a temperatura e a umidade do ar. Espécies como samambaias, jiboias e palmeiras são ótimas opções para refrescar o ambiente naturalmente.
Continua depois da publicidade
De quebra, elas ainda tornam o espaço mais agradável e trazem sensação de bem-estar nos dias mais quentes.
Um truque antigo, mas muito útil: umedeça levemente as cortinas com um borrifador de plantas. Quando o vento quente passar por elas, a evaporação da água ajuda a baixar a temperatura interna.
É importante apenas evitar encharcar o tecido para não molhar o chão — e pronto, casa fresca de forma simples e eficiente!
Continua depois da publicidade
Veja também a tendência do verão de 2025
Se você não faz a manutenção regular do seu carro (trocando fluidos, rodando pneus e trocando filtros de ar), logo perceberá como isso pode afetar o desempenho. O mesmo vale para o seu sistema de ar condicionado. Verificar a cada certo período, evita que pequenos problemas se agravem e custem mais, o que pode, na verdade, economizar dinheiro na sua conta de energia ao longo do tempo.
Se perceber alguma irregularidade, com certeza consertar o aparelho, mesmo com o gasto do operador, pode te fazer economizar mais para a frente.
Continua depois da publicidade
Esta é uma das melhorias mais simples e eficazes que uma pessoa pode fazer. Mesmo que sua casa tenha esfriado no máximo, pequenas frestas em torno de portas, tomadas ou janelas podem permitir que o frio escape (e o ar quente entre).
Felizmente, esta é uma daquelas soluções que você mesmo pode fazer. Se a corrente de ar estiver na soleira da porta, considere instalar escovas e vedações de borracha. Para correntes de ar vindas do batente da janela, use uma vedação de corda ou selante transparente para manter o calor dentro e o ar frio fora.
Você já notou que alguns cômodos da sua casa esfriam rapidamente, enquanto outros ainda estão quentes? Se sim, seu radiador pode estar com defeito. Como os radiadores funcionam por meio da circulação de água quente, se o fluxo estiver desequilibrado, alguns cômodos absorveram todo o calor precioso, enquanto outros receberão muito pouco.
Continua depois da publicidade
A solução é um pouco mais complicada do que simplesmente abrir as saídas de ar, mas vale a pena o esforço. A solução envolve ajustar a válvula de corte, que fica escondida sob uma tampa no lado oposto do controle principal do radiador. Ao fechar levemente a válvula do radiador em cômodos mais quentes, você diminuirá o fluxo de água e forçará mais água quente a circular para cômodos mais frios. O resultado? Calor distribuído de forma mais uniforme por toda a casa.