Hóspede poderá suspender serviços, desde que não afete padrões sanitários / Reprodução/Pexels
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As novas normas de check-in e check-out começaram a valer para os estabelecimentos a partir de 15 de dezembro. A data foi divulgada pelo Ministério do Turismo e passa a valer para diversas modalidades: hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis e flats.
A partir disso, a diária passa a ser obrigatoriamente de 24 horas, com até 3 horas reservadas para limpeza, higienização e arrumação do quarto.
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Com essas novas normas, o Ministério busca padronizar a estadia e garantir transparência nas tarifas e horários para os hóspedes.
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Os hotéis ainda terão sua própria autonomia para definir horários de entrada e saída, mas com a obrigação de informar ao visitante com antecedência.
Em casos de entrada antes do horário da reserva ou prorrogação da estádia, o hotel poderá cobrar tarifas adicionais, desde que a higienização do quarto não seja comprometida.
Além disso, as novas normas também estabelecem requisitos mínimos durante a estadia do hóspede, como: Higienização completa e a troca de roupas de cama e toalhas, com frequência.
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O hóspede ainda poderá suspender temporariamente esses serviços, desde que isso não interfira nas normas sanitárias ou prejudique a qualidade do ambiente.
A partir de meados de dezembro, os viajantes poderão fazer o check-in de forma digital antes de chegar ao hotel, graças à nova FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes).
O sistema permitirá o preenchimento antecipado dos dados por QR Code ou link, reduzindo filas e tornando mais rápida a entrada e saída dos hóspedes.
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A ficha digital manterá as mesmas informações básicas do antigo formulário em papel. A fiscalização das novas regras ficará a cargo do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.