A cidade de Santos amanheceu mais triste nesta segunda-feira (2). Faleceu, aos 81 anos, o despachante aduaneiro e historiador Laire José Giraud. Conhecido por sua paixão inabalável pelos navios e pelo cais santista, Laire sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua residência.
Nota de Destaque: Laire não era apenas um profissional da área aduaneira; ele era o guardião da memória marítima de Santos, tendo publicado seis livros que são verdadeiras relíquias para pesquisadores e entusiastas.
Uma trajetória marcada pela paixão e pelo mar
Amigos e autoridades do setor portuário lamentaram a perda. O jornalista José Carlos Silvares, ex-editor de A Tribuna, recordou a parceria que começou na década de 70: ‘Laire era um apaixonado por transatlânticos. Compartilhamos o hobby de colecionar cartões postais antigos de Santos e navios. A cidade perde um morador valoroso.’
Fábio Mello Fontes, presidente da Praticagem de São Paulo, também destacou a seriedade e o brilho de Laire na atividade aduaneira, ressaltando que ele quase seguiu a carreira de prático por amor ao mar.
O Legado Eternizado em Páginas
Se você quer entender a história de Santos, precisa ler as obras de Laire Giraud. Entre seus principais títulos que preservam a memória do cais, destacam-se:
-
Transatlânticos em Santos: Um mergulho na era de ouro dos navios de passageiros.
-
Cia Docas: Obra lançada nos 500 anos do Brasil, focada na construção do porto.
-
Memórias da Hotelaria Santista: O resgate histórico do turismo local.
Informações sobre Velório e Sepultamento
A despedida de Laire Giraud ocorrerá nesta terça-feira (3):
-
Local: Memorial Necrópole Ecumênica (Av. Dr. Nilo Peçanha, 50, Marapé).
-
Horário do Velório: A partir das 8h.
-
Sepultamento: Previsto para as 15h.
