X

Cotidiano

Acima da média nacional, SP para em 7º na avaliação do Pisa

Na média geral, o Estado passou de 408 para 414 pontos. Os dados reforçam as disparidades regionais, com o Centro-Sul na liderança e Norte e Nordeste embaixo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/12/2013 às 21:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São Paulo, o Estado mais rico do País, conseguiu um avanço apenas tímido na avaliação do Pisa de 2012 e se manteve na mesma posição de 2009. Na média geral, o Estado passou de 408 para 414 pontos, permanecendo em 7º. Os dados da avaliação internacional reforçam as disparidades regionais, com o Centro-Sul na liderança e Norte e Nordeste embaixo.

Em São Paulo, o maior crescimento foi em matemática, que passou de 390 para 404. Em Ciências, a nota saiu de 411 para 417. Em leitura, houve piora e a média caiu de 424, em 2009, para 422 em 2012. De acordo com o coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da FGV, André Portela, o tamanho da rede dificulta os avanços de São Paulo. "É mais difícil ter avanços significativos por ser uma rede madura e consolidada. Isso a torna complexa, não pelo tamanho, mas pela rigidez do sistema, leis e interesses envolvidos", diz ele, ressaltando que o Estado é um dos que mais diminuiu o índice de alunos atrasados (distorção idade/série).

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo ressaltou, em nota, a permanência do Estado acima da média brasileira. "As ações são permanentemente aprimoradas e objetivam fazer com que a rede, formada por mais de 4,3 milhões de alunos, continue cumprindo e superando metas, entre elas a de posicionar São Paulo nos próximos 20 anos entre os 25 melhores sistemas educacionais do mundo."

São Paulo conseguiu um avanço apenas tímido na avaliação do Pisa de 2012 (Foto: Divulgação)

Estados

Entre as unidades da Federação, a maior pontuação geral foi do Espírito Santo (422), seguido do Distrito Federal (422,1). No Centro-Oeste, o destaque é o Mato Grosso do Sul, que obteve 416,9 pontos, na quinta posição. Já no Nordeste, a Paraíba é o único Estado que tem média maior do que a brasileira, que é 402. O Estado alcançou 406,1 pontos (9ª posição) - em 2009, com 382 pontos, havia ficado em 13.º, abaixo da média nacional daquele ano. Já as piores notas vêm de Alagoas, Maranhão e Amazonas.

Para Portela, a diferença entre os Estados se deve também às disparidades socioeconômicas. "O desempenho dos alunos está ligado à condição em que eles estão inseridos", diz.

A educadora Suely Corradini, que tem doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre indicadores a partir do Pisa, diz que a grande preocupação é o acúmulo de defasagens. "Embora tenha melhorado, a gente não está conseguindo sair desse nível muito baixo de proficiência", diz ela, que dirige o colégio Vital Brazil, em São Paulo - onde tenta aplicar exemplos que dão certo em escolas de boa avaliação, como fazer com que professores assistam a aulas de colegas.

A estudante Ana Gabriela Graças, de 16 anos, sente esse "acúmulo" que a diretora cita. "Tenho dificuldade em matemática e meu desempenho é fraco desde a 6ª série", diz ela, que estuda no Vital. "Atrapalharia se o professor tivesse de voltar tudo, por isso tenho de correr sozinha."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter