A descoberta do túnel aconteceu durante uma simples reforma / PMRC/Divulgação
Continua depois da publicidade
Durante uma simples reforma em um casarão em Rio Claro, no interior de São Paulo, um mistério acabou sendo descoberto pelo pedreiro contratado para lidar com a arquitetura do lugar.
Esse fato acabou mexendo com os moradores da região, principalmente pelo mistério envolto na complexidade que envolvia não apenas a rua da casa, mas a própria cidade.
Continua depois da publicidade
Leia também: 1º túnel imerso do País terá tecnologia inédita e vai por Brasil no mapa da engenharia.
O pedreiro acabou descobrindo uma série de túneis secretos que estavam espalhados por uma ampla área no subsolo de Rio Claro.
Continua depois da publicidade
Só que a história envolta nessa descoberta começou de uma forma bastante comum, pois, na época, uma imobiliária resolveu comprar um imóvel do bloco da Rua 6, entre as Avenidas 1 e 2, para que sua nova sede fosse construída.
Nisso, contrataram um pedreiro para que fosse responsável por alterar parte da arquitetura do prédio e abrir uma garagem simples em um dos cômodos.
Conforme ele começou as obras, parte do terreno veio abaixo e uma entrada de tijolos para uma misteriosa e complexa estrutura subterrânea foi revelada.
Continua depois da publicidade
Com o barulho, os vizinhos correram para o local e descobriram que o lugar dava acesso a um túnel com 3 metros de altura e que se estendia por 20 metros debaixo de casas e ruas.
Só que, curiosamente, a estrutura tinha início debaixo do quintal da residência. Conforme as escavações foram progredindo, também foram encontrados frascos de remédios, tubos de ensaio e material de farmácia em geral guardados no interior da passarela.
Mesmo que diversas lendas urbanas e teorias fossem nascendo, um estudo da Unesp revelou a existência de pedaços dos túneis subterrâneos por baixo da Praça da Liberdade.
Continua depois da publicidade
O caminho ligava a Igreja Matriz à Igreja do Convento, que atualmente se tornou o Colégio Puríssimo.
Após a descoberta do túnel, o imóvel ficou inexplorado por alguns anos, até que, em 2013, foi comprado por um morador de Rio Claro.
Ciente das informações, ele decidiu retomar as escavações para ver se conseguia encontrar algo nos túneis. Conforme as escavações foram feitas, foi encontrada uma impressionante sala de 5 metros de altura com teto abobadado.
Continua depois da publicidade
Já uma das paredes do quarto parecia conter um altar e uma caixa metálica enferrujada presa à parede, semelhante a uma alavanca de elevador.
Entretanto, mesmo que existam várias teorias, pouco se sabe sobre o que levou à construção desses túneis.