Cotidiano

Ação de encapuzados contra moradores de rua em SV chega ao MP

Nome de um suposto encapuzado armado e a placa do carro usado pelo grupo já teria sido identificada e enviada

Carlos Ratton

Publicado em 17/11/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pessoas em situação de rua do Centro são alvo na madrugada / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Já está nas mãos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) o pedido de providências para que as ações dos encapuzados de São Vicente, denunciadas de forma exclusiva, esta semana, pelo Diário do Litoral, sejam investigas para que se chegue aos criminosos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Reportagem do Diário chega ao Ministério dos Direitos Humanos

• Grupo encapuzado ataca pessoas em situação de rua em São Vicente

A notícia de fato (denúncia) partiu do advogado especialista em Direitos Humanos Rui Elizeu de Matos Pereira, que se baseou nas reportagens do jornal.

O nome de um dos supostos encapuzados que anda armado e a placa do carro usado por ele e o grupo já teria sido identificada e enviada ao MP-SP. Essa seria a primeira pista para se descobrir a identidade de um dos criminosos. Também uma pessoa importante, cuja identidade está sendo preservada, e o advogado deverão auxiliar a Promotoria.

Continua depois da publicidade

No documento enviado ao MP-SP, o advogado pede que seja requisitado, junto à Polícia Civil, a instauração de inquérito policial, visando identificar vítimas e os encapuzados e seus mentores intelectuais, para que sejam responsabilizados por crimes, incluindo violação de Direitos Humanos. O autor também pede que a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informe ao MP-SP quais as providências adotadas em favor das pessoas em situação de rua.

Por enquanto, a Prefeitura disponibilizou o telefone 153 para denúncias e as câmeras de segurança das vias do Município, por intermédio do sistema de monitoramento 24 horas do Centro de Controle Operacional (CCO).

Por fim, o documento pede que o Centro Referência Emergência Internação (CREI) e o Hospital Vicentino ofereçam informações sobre o atendimento ao homem que teve os dois braços quebrados em virtude de uma das ações dos encapuzados.

Continua depois da publicidade

Na mesma semana, a chefe de gabinete do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Marina Basso Lacerda, solicitou à Ouvidoria da pasta urgente apuração e providências acerca da ação de grupo encapuzado que ataca pessoas em situação de rua em São Vicente.

Uma cópia do pedido e da primeira reportagem do Diário também foi encaminhada à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As duas reportagens anteriores se encontram no jornal impresso, no site e em todas as plataformas digitais e redes sociais do Diário do Litoral.

ESTADO

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) já se manifestou informando que nada pode fazer sem registros de boletins de ocorrência.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software