SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Ação de combate à dengue visita novos bairros até sexta-feira em Guarujá

Agentes de controle de endemias devem passar pela Enseada, Vila Nova, Jardim Brasil e Morrinhos; até o momento, 234 casos de dengue foram confirmados no Município

Comentar
Compartilhar
21 JUL 2020Por Da Reportagem16h20
A ação foi retomada na semana passadaFoto: Divulgação/PMG

Para combater a dengue em Guarujá, a Vigilância em Saúde do Município segue com atividades de vistoria casa a casa esta semana, atendendo novos bairros até sexta-feira (24). Segundo o cronograma de ações, os agentes de controle de endemias passarão pelos bairros Enseada, Vila Nova, Jardim Brasil e Morrinhos.

A fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados durante a ação. Os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando  sua própria segurança e a dos munícipes.

A ação foi retomada na semana passada. A partir de março, a atividade havia sido adaptada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). À época, os agentes se dirigiam as residências, mas não adentravam, apenas orientavam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Apesar disso, o combate à doença não parou em Guarujá. As equipes continuaram atuando em pontos estratégicos, como ferros-velhos, borracharias, imóveis especiais (locais com grande circulação de pessoas) e bloqueio de nebulização com uso de inseticida, em bairros com casos confirmados.

Segundo dados da Vigilância em Saúde de Guarujá, neste ano até o momento, 234 casos de dengue foram confirmados no Município. No primeiro semestre de 2019, foram 227 casos confirmados.

Servidores

Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: 'Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá'. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: 'Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue'.

Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro.

Cronograma de ações

Terça-feira (21)

Vila Nova

Enseada

Morrinhos I

Quarta-feira (22)

Jardim Brasil

Enseada

Morrinhos II

Quinta-feira (23)

Jardim Brasil

Enseada

Morrinhos II

Sexta-feira (24)

Jardim Brasil

Enseada

Morrinhos II