Edital foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (2) / Rodrigo Montaldi/DL
Continua depois da publicidade
Construção de viaduto no encontro das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, para eliminar semáforos e remodelação do sistema de drenagem do Saboó, visando melhor eficiência no escoamento das águas pluviais. Estes são os pontos principais do edital publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (2) para definir a empresa que fará a etapa 3 das obras da entrada da cidade.
A previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano. Com prazo de execução de 42 meses, o custo total estimado para os serviços é de R$ 105 milhões. A etapa 3 envolve execução de calçadas, terraplenagem, geotecnia, pavimentação. Além de infraestrutura para iluminação e sinalização para readequação de vias de transporte coletivo na Zona Noroeste.
Continua depois da publicidade
Drenagem
Hoje o escoamento das águas pluviais do Saboó segue em direção à vala da marginal direita da Via Anchieta. Com as intervenções propostas o sistema será alterado. Novas redes de drenagem vão conduzir essas águas para o Rio Lenheiros (depois do campo das categorias de base do Santos Futebol Clube), que corre em direção ao mar.
Continua depois da publicidade
Para tanto o projeto prevê a recuperação de duas galerias paralelas da Martins Fontes e construção de uma nova galeria longitudinal na pista ao lado do muro da ferrovia, entre a Rua Caraguatatuba e o Rio Lenheiros. A obra envolve ainda a recuperação da ponte sobre o Rio Lenheiros, com aumento da largura do rio, para aumentar a sua vazão.
A macrodrenagem será completada com as intervenções que competem ao Estado na remodelação da entrada da cidade. Os trabalhos ficarão sob a responsabilidade da Ecovias, concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes. Para minimizar os efeitos da chuva no local haverá a troca das tubulações. Dutos que hoje tem no máximo 80 cm de diâmetro serão substituídos por outros com até cinco vezes mais capacidade de vazão do fluxo de água.
Viaduto
Continua depois da publicidade
O viaduto terá 395 metros de extensão e 3,9 mil m2 de área. Seu projeto tem 111 desenhos e 19 documentos técnicos (861 páginas). Ele vai acabar com os congestionamentos na entrada da cidade. Estudos minuciosos e detalhados, os projetos foram desenvolvidos pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), com acompanhamento de técnicos da Prefeitura.
Quem estiver trafegando no sentido Santos/São Vicente, vai acessar a Avenida Nossa Senhora de Fátima por meio do viaduto. Já o fluxo de veículos que vem de Cubatão/SP passará por baixo do viaduto. Para a construção do viaduto será necessário remover interferências das redes de concessionárias de energia, água e gás do local.
Outras etapas
Continua depois da publicidade
A primeira fase das obras da entrada da cidade, que envolve os corredores de ônibus tem 80% dos serviços executados. A segunda etapa teve os serviços iniciados em março. As obras da entrada da cidade são um investimento de R$ 290 milhões. Têm financiamento aprovado pelo Ministério das Cidades, dentro do PAC-Transportes, com obras de infraestrutura viária para melhorias de mobilidade urbana. Os recursos são liberados pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o andamento das obras.