Cotidiano

Abastecimento de água ainda segue instável após fortes chuvas na Baixada Santista

De acordo com a companhia, equipes técnicas seguem mobilizadas para normalizar a operação do sistema

Ana Clara Durazzo

Publicado em 06/01/2026 às 12:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A empresa não informou um prazo para a normalização total do sistema, mas afirmou que os trabalhos seguem em ritmo intensificado / Divulgação

Continua depois da publicidade

O abastecimento de água em cinco cidades da Baixada Santista permanece impactado nesta terça-feira (6) em razão das fortes chuvas registradas na madrugada de domingo (4). Segundo a Sabesp, os transtornos estão relacionados a problemas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu-Branco, responsável pelo fornecimento para Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e a área continental de São Vicente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com a companhia, equipes técnicas seguem mobilizadas para normalizar a operação do sistema. Enquanto isso, o abastecimento está sendo reforçado com caminhões-pipa, principalmente para atender serviços essenciais e regiões mais afetadas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeitura de Mongaguá processa Sabesp por falhas no abastecimento de água

• Temporal deixa 6 cidades sem água na Baixada Santista e Sabesp dá prazo de retorno

• Sabesp promete normalizar água na Baixada Santista, mas pede cautela

Chuvas afetaram captação e tratamento

As chuvas intensas provocaram a queda de árvores e troncos nas áreas de captação do manancial, o que comprometeu parte da infraestrutura e exigiu a interrupção parcial do sistema. As equipes ainda trabalham na retirada dos resíduos que continuam chegando ao local.

Além disso, a Sabesp informou que a água dos mananciais apresenta elevado nível de turbidez, o que dificulta o processo de tratamento. Diante desse cenário, estão sendo realizados ajustes preventivos e corretivos para garantir a qualidade da água distribuída à população.

Continua depois da publicidade

Monitoramento e uso consciente

A companhia mantém monitoramento contínuo das unidades operacionais e atua de forma integrada para reduzir os impactos do problema. Apesar dos esforços, a Sabesp reforça a importância da colaboração da população, com o uso consciente da água.

A orientação é evitar desperdícios, como lavar carros e calçadas ou encher piscinas, priorizando apenas atividades essenciais até que o abastecimento seja totalmente normalizado.

A empresa não informou um prazo para a normalização total do sistema, mas afirmou que os trabalhos seguem em ritmo intensificado.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software