X

Cotidiano

Abandono de base do Samu no Gonzaguinha causa questionamento

Prefeitura teria fechado a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; entenda o caso

Carlos Ratton

Publicado em 02/07/2021 às 06:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Paulo Henrique: 'Pessoas até acorrentam seus pertences na haste do toldo do SAMU, onde ficava uma ambulância' / Divulgação

Em plena pandemia de Covid, quando as administrações lutam não só por vacinas, mas por espaços estratégicos para atendimento à saúde da população, a Prefeitura de São Vicente fecha a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Gonzaguinha.

"O Posto de Saúde também está fechado. Tirei essas fotos ontem (quarta-feira), às 15 horas. Foram inaugurados há praticamente um ano pela gestão anterior (Pedro Gouvêa), em setembro de 2020. Olha o absurdo! Não poderiam estar sendo usados de apoio para vacinação? Equipamentos de Saúde novos sendo abandonados assim?", indaga o enfermeiro vicentino Paulo Henrique dos Santos Herdeiro.

O profissional da saúde alerta para outro problema, só que de cunho social: pessoas em situação de rua que deveriam ser assistidas e encaminhadas para atendimento humanizado. "Os postos viraram a moradia. Lembrando que fica um posto móvel da Guarda Municipal ali ao lado, na Praça Tom Jobim, e nada fazem. As pessoas até acorrentam seus pertences na haste do toldo do SAMU onde, em um passado nada distante, ficava uma ambulância", finaliza.

Procurada, a Prefeitura informa que a base foi fechada porque a menos de dois quilômetros existe uma outra base, localizada no Itararé. Além disso, a base do Gonzaguinha não tinha a infraestrutura necessária para manter uma equipe, com problemas no sistema de água e esgoto, e não atendia estrategicamente o serviço de atendimento.

Já o posto de enfermagem foi fechado, justamente em razão da pandemia, uma vez que a unidade funcionava apenas para controle de hipertensão e diabetes, com baixa procura dos usuários. Os profissionais foram direcionados para unidades que estão aplicando as doses da vacina contra a Covid-19 e Influenza, reforçando o time de profissionais nestes locais. São Vicente conta com 26 unidades entre unidades Básicas de Saúde e estratégias de Saúde da Família.

Quanto aos moradores em situação de rua, com um diálogo humanizado em toda a cidade, a equipe tem cadastrado estes moradores e os orientado a buscarem os abrigos municipais, com a possibilidade de serem reintegrados à sociedade e voltarem as suas cidades de origem. Nestas abordagens, é oferecida a opção de encaminhamento ao Centro de Atendimento Especializado de Assistência Social (Pop), onde é oferecido atendimento com assistentes sociais, alimentação, banho, roupas e kits de higiene.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter