Abandonada, Hospedaria dos Imigrantes leva quase R$ 5 milhões dos paulistas

Edificação que abrigará futura Fatec fica na promessa e dinheiro do contribuinte vai ‘pro ralo’

Exatos R$ 4,9 milhões. Esse foi o valor investido, segundo a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza, na elaboração do projeto e em obras de escoramento das alvenarias existentes na Hospedaria dos Imigrantes, localizada à Rua Silva Jardim, 95, no Macuco. A edificação é o retrato do abandono e o dinheiro gasto saiu do bolso dos contribuintes paulistas.  

Continua após a publicidade

O imóvel, que pretende abrigar a nova sede da Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, não ‘caminhou um passo nesse sentido’ e praticamente vive da promessa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), firmada em janeiro do ano passado, em uma grande reunião no salão nobre do Paço Municipal de Santos, envolvendo até o vice-governador Márcio França, dando conta da abertura do edital de licitação para restauro da edificação.    

Na última sexta-feira (12), o Centro Paula Souza informou “que o edital para realização do restauro da Hospedaria dos Imigrantes visando à construção da nova sede da Fatec Baixada Santista está sendo refeito devido à complexidade do imóvel histórico. Após o início das obras, a previsão é que os trabalhos tenham duração de cerca de três anos. O orçamento ainda será definido”.  

Continua após a publicidade

No mesmo dia, o Diário esteve visitando o imóvel e constatou que o ‘sonho’ do prefeito não passa de um ‘pesadelo’ para quem anda ou mora próximo do imóvel, que se encontra totalmente abandonado e, ainda, causando perigo para motoristas e pedestres que circulam em seu entorno.

O lixo já ocupa todas as calçadas e o interior da hospedaria. As cercas foram arrancadas e as que sobraram estão destruídas. As estruturas de ferro que escoram as paredes estão enferrujadas e descolando do prédio, podendo cair a qualquer momento, como a que fica na esquina com a Rua Antenor da Rocha Leite. No interior, a vegetação brota das paredes e o mato do chão. As vigas de ferro também estão podres.          

Continua após a publicidade

“Sabemos da importância da qualificação para que nossos jovens tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. E nós temos aqui a excelência do ensino profissional no Brasil que é o Centro Paula Souza”, discursou o prefeito 13 meses atrás, alardeando que o investimento do Estado seria de R$ 70 milhões e a recuperação da futura sede da Fatec deveria começar até junho (2015), com previsão de término em três anos.

Segundo prometido, a área de 14.600 mil metros quadrados abrigaria 28 salas de aula, 21 laboratórios, três salas de apoio e uma de vídeo, auditório com 259 lugares, 18 salas administrativas, entre outros. O vice-governador Márcio França, presente ao anúncio, também não perdeu tempo em seu discurso disse que considerava estratégico prestigiar as regiões com mais perspectivas de crescimento.

Continua após a publicidade

“Nada melhor do que preparar os jovens para terem condições de preencher as vagas que irão surgir, não só com o crescimento do pré-sal, mas do offshore e tudo que está em torno dessa prática”, disse na ocasião.