Cotidiano

Abaixo-assinado pede a criação da Secretaria da Cultura independente em Itanhaém

Os organizadores também pedem a garantia do pleno funcionamento do Conselho Municipal De Cultura

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 18/09/2024 às 16:32

Atualizado em 18/09/2024 às 21:27

Compartilhe:

A Prefeitura de Itanhaém foi procurada para dar uma posição a respeito do assunto, mas não enviou resposta / Divulgação

A Prefeitura de Itanhaém tem a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes numa só pasta e isso está desagradando parte dos artistas da cidade que criaram um abaixo assinado online pedindo a criação de uma Secretaria de Cultura independente, alegando que o setor tem um papel significativo na cidade, que é rica de patrimônio cultural, histórico, e tem profissionais da área cultural ativos.

Além da criação da secretaria, os organizadores pedem também a garantia do pleno funcionamento do Conselho Municipal De Cultura, conforme trecho da petição online:

“Adicionalmente, reivindicamos a garantia do pleno funcionamento do Conselho Municipal de Cultura. Essas duas entidades são essenciais para o desenvolvimento e preservação do nosso patrimônio cultural, mas também buscamos que as demandas de nosso Termo de Compromisso com a Cultura de Itanhaém de 2024 sejam atendidas por completo. Através da cultura, conseguimos atrair turistas, particularmente durante eventos celebrando as tradições caiçaras, indígenas e afro-brasileiras, festivais e o patrimônio natural e arquitetônico da cidade. ”

Regina Helena Vieira Santos é arquiteta, urbanista e atua na área de preservação do Patrimônio Cultural, explicou que o objetivo do pedido vem sendo trabalhado de modo apartidário pelo Movimento Cultural de Itanhaém. 

“Ele foi feito a partir de um grupo de artistas atuantes na cidade e buscam participar de atividades fomentadas pelas leis de incentivo à Cultura, principalmente a Aldir Blanc (PNAB) e de editais como o PROAC (Estadual). A Secretaria de Cultura Municipal é um canal direto com Ministério da Cultura, assim como para o diálogo com o governo estadual. ”, disse ela.

A petição online está disponível no site https://www.change.org/p/revitalizar-a-cultura-de-itanhaem.

A Prefeitura de Itanhaém foi procurada para dar uma posição a respeito do assunto, mas não enviou resposta. Essa reportagem poderá ser atualizada caso a prefeitura se manifeste.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Entenda porque o Brasil não está totalmente livre de ter um furacão

As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem

Diário Mais

Famoso hot dog de 1 kg desce a Serra e chega ao litoral de SP

Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter