Cotidiano

A chuva chegou ao litoral de SP, mas quando deve parar? Meteorologistas apontam data

Frente fria trouxe ventos e pancadas de chuva, além de queda de temperatura

Jeferson Marques

Publicado em 07/10/2025 às 12:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Morador anda de bicicleta e guarda-chuva no litoral de SP / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

A frente fria que avançou pelo Sudeste do Brasil nesta semana trouxe instabilidade, ventos intensos e queda acentuada de temperatura para o litoral paulista. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o sistema está sob alerta amarelo para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h, válido até esta quarta-feira (9), com possibilidade de prorrogação caso a massa de ar frio permaneça sobre o Estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o Climatempo, a frente fria se estende desde o sul do país e avança sobre o oceano, mantendo o tempo fechado entre o litoral sul e a Baixada Santista. A previsão indica pancadas de chuva entre terça (7) e sexta-feira (10), intercaladas por períodos de nebulosidade e garoa leve. A temperatura mínima deve ficar próxima de 15 °C, com sensação térmica ainda mais baixa em áreas próximas à serra.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alerta de ventania: frente fria chega com força e derruba calor no Litoral de SP

• Frente fria e ciclone vão atingir o litoral de SP com ventania e chuvas fortes

• Após onda de calor, forte frente fria com ciclone trará temporais e transtornos ao Brasil

As áreas de instabilidade devem seguir até domingo, dia 12 - Crédito/Nair Bueno/DL
As áreas de instabilidade devem seguir até domingo, dia 12 - Crédito/Nair Bueno/DL
O mar deve ficar mais agitado e há risco para ressaca - Crédito/Nair Bueno/DL
O mar deve ficar mais agitado e há risco para ressaca - Crédito/Nair Bueno/DL
Algumas ruas podem ficar alagadas com pancadas de chuva mais fortes - Crédito/Nair Bueno/DL
Algumas ruas podem ficar alagadas com pancadas de chuva mais fortes - Crédito/Nair Bueno/DL
Até a sexta, dia 10, as pancadas de chuva podem vir com raios - Crédito/Nair Bueno/DL
Até a sexta, dia 10, as pancadas de chuva podem vir com raios - Crédito/Nair Bueno/DL

No sábado (11), as instabilidades começam a perder força, mas o sol ainda deve aparecer entre nuvens e a umidade relativa do ar continua elevada. Para o domingo (12) e a segunda-feira (13), os meteorologistas esperam melhora gradual no tempo, com o retorno do calor e diminuição das chuvas — embora ainda possam ocorrer pancadas isoladas típicas de transição de massa de ar.

A CNN Brasil também destacou que o sistema frontal provocou ventos costeiros de até 70 km/h e risco de ressaca em alguns trechos do litoral, especialmente entre Itanhaém e Ubatuba, e que a condição de instabilidade deve persistir até o início da próxima semana. O Terra reforça que o alerta laranja do INMET indica “declínio de temperatura acima de 5 °C” e “chuvas expressivas em curto período”, recomendando atenção redobrada a moradores de áreas baixas e com risco de alagamento.

Continua depois da publicidade

Para quem vive ou planeja viajar para o litoral, a orientação é acompanhar os boletins atualizados do INMET e do Climatempo, além das informações da Defesa Civil (telefone 199). Mesmo com previsão de melhora a partir da próxima semana, os especialistas alertam que o tempo deve continuar instável até o domingo, com céu carregado e ventos constantes, antes da chegada de uma massa de ar mais seco que trará o retorno gradual do sol.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software