Cotidiano

5 torres e 3 mil vagas de empregos: maior shopping do litoral ganha previsão de obras

Projeto ainda incorpora importantes elementos de sustentabilidade e conceitos inovadores em relação a outros empreendimentos deste porte na região

Gabriel Fernandes

Publicado em 18/06/2025 às 13:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail
Um dos diferenciais do projeto é o inovador conceito de open mall, com lojas no térreo abertas para o exterior (Reprodução)
Um dos diferenciais do projeto é o inovador conceito de open mall, com lojas no térreo abertas para o exterior (Reprodução)
Como contrapartida, o Grupo Peralta ainda fará investimentos na sessão de radioterapia do Hospital Santa Casa de Santos e na segurança pública, com a reforma da delegacia e do 3º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Reprodução)
Como contrapartida, o Grupo Peralta ainda fará investimentos na sessão de radioterapia do Hospital Santa Casa de Santos e na segurança pública, com a reforma da delegacia e do 3º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Reprodução)

Litoral Plaza Santos será o maior shopping center da Baixada Santista / Divulgação

Continua depois da publicidade

Planejado para ser o maior shopping do litoral de São Paulo, o Litoral Plaza Santos ganhou uma nova previsão para o início das obras. Prevista para ser iniciada em março deste ano, ela foi adiada para o final de 2025. É esperado que, durante essa fase, sejam criados quase 2,5 mil empregos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Realizado pelo Grupo Peralta, o empreendimento ficará localizado no bairro do Jabaquara, em Santos. O complexo contará com cinco torres, onde três serão voltadas para moradia e duas destinadas a empreendimentos comerciais. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 5 mil empregos, cinemas e 335 lojas: novo shopping do litoral vem para competir com SP

• Shopping em cidade do litoral ganha unidade de badalado restaurante

O Litoral Plaza Santos recebeu a autorização das obras pela Prefeitura de Santos no último mês de fevereiro.

Sobre o Shopping

Segundo um comunicado do próprio Grupo Peralta, o projeto contará com um shopping center de grande porte, torres comerciais e residenciais, um parque verde com 5 mil m².

Continua depois da publicidade

Durante este período, é esperado que, em um primeiro momento, sejam criadas 2,5 mil vagas de emprego diretas, com uma expectativa de atingir quase 3 mil postos de trabalho durante a terceira fase.

O local será construído na área destinada à Associação Atlética dos Portuários de Santos, de 90 mil m². As obras também contarão com a construção de uma nova sede social do clube.

Além disso, o estacionamento terá 4 mil vagas, com 80% delas no subsolo e o restante em um formato vertical, onde o intuito também será atender aos torcedores que frequentam os estádios do Santos Futebol Clube e da Portuguesa Santista. 

Continua depois da publicidade

Diferenciais

Um dos diferenciais do projeto é o inovador conceito de open mall, com lojas no térreo abertas para o exterior, que promovem uma experiência semelhante às tradicionais praças urbanas europeias.

O projeto ainda incorpora importantes elementos de sustentabilidade, como caixas de reuso de água pluvial e o plantio de mais de 1.000 árvores para compensação ambiental.

O espaço ainda contará com um parque com área verde e a adoção de iniciativas sustentáveis, como a utilização de energia solar por meio de placas fotovoltaicas e telhado verde. 

Continua depois da publicidade

A construção usufruirá de uma técnica de pré-moldados, com o intuito de reduzir os impactos sonoros e minimizar os transtornos para a vizinhança. A previsão é que a primeira fase esteja pronta em 30 meses.

Em termos de mobilidade urbana, o Litoral Plaza Santos contará com novos acessos viários e a instalação de um ponto do "Bike Santos".

Como contrapartida, o Grupo Peralta ainda fará investimentos na sessão de radioterapia do Hospital Santa Casa de Santos e na segurança pública, com a reforma da delegacia e do 3º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Área ocupada

O tamanho total do Litoral Plaza Santos conta com mais de 90.000 m², que equivalem a 10 campos de futebol, que ficam ao entorno das avenidas Senador Pinheiro Machado, 300; Rua Cincinato Braga, 1; Rua Joaquim Távora, 418; e Avenida Francisco Manoel, s/nº, no Jabaquara.

Os lotes foram adquiridos por arrematação, em um leilão de terras federais realizado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Na área construída, estão previstos 323.991,39 m².  

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software