X

Cotidiano

44% das praias da Baixada Santista estão impróprias

Segundo a Cetesb, das 68 praias da Região, 30 estão sujas. Santos, Praia Grande e São Vicente têm os piores índices.

Publicado em 29/12/2012 às 09:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Munícipes e turistas precisam tomar cuidado na hora de escolher a praia onde vão pular as sete ondinhas. 44%das praias da Região estão impróprias para banho. Santo e São Vicente são as mais sujas: todas as praias das cidades são inapropriadas.

Praia Grande, que tem o maior número de praias da Região (12), vem em seguida. Apenas a praia Flórida está própria para banho, ou seja, 90,9% das praias estão sujas. No Guarujá,das 11 praias, três estão impróprias para banho: Enseada (Rua Chile), Perequê e Astúrias.Em Bertioga, das nove praias espalhadas pela cidade, três não estão com a bandeira vermelha: Enseada (Vista Linda), Enseada (Col. Sesc)e Enseada (Rua R. Costabili).

A bandeira vermelha da Cetesb indica praia suja. Todas as praias de Santos e São Vicente estão impróprias para banho. (Foto: Luiz Torres/ DL)

Quem quiser tomar um banho de mar nos primeiros dias do ano, precisa ir para o lado sul do Litoral Paulista. Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá estão com 100% das praias limpas. O Rio Perequê, em Cubatão, também está com bandeira verde.Os dados de balneabilidade da Baixada são divulgados no site da Cetesb. A últimaa mostragem aconteceu entre os dias 18 de novembro e 16 de dezembro.

No início deste mês, o Diário do Litoral publicou o resultado do levantamento da Cetesb: a maioria das praias foi classificada como ruim.

Riscos de doenças

A bandeira vermelha deve significar um alerta para o turista ou morador da Região que pensa em se banhar. A bióloga Carla Pinto alerta para os riscos à saúde do banhista que insiste em nadar no mar impróprio. Segundo ela, o mais comum é acontecer uma inflamação do estômago chamada gastroenterite.Os sintomas mais aparentes são vômito e diarreia. Além disso, o banhista pode contrair doenças de pele, hepatite A e até mesmo cólera.

“É importante que a pessoa que quiser nadar, entre no site da Cetesb (www.cetesb.sp.gov.br) para então decidir seu destino”, ressalta Carla.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Deixaram saudade! Veja mais 8 colégios de Santos que fecharam as portas

Anglo Americano, Pequeno Príncipe, Afonso Pena... Santos teve diversas escolas que não existem mais, mas que desempenharam um papel fundamental na educação local

Diário Mais

Saiba quantas calorias têm os seus lanches favoritos do McDonald´s

Informações foram retiradas do próprio site da rede de fast-food

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter