FEMINICIDIO

3ª Semana Cultura Caiçara tem programação gratuita no PDA

Exposições na Galeria Nilton Zanotti e Museu da Cidade abrem de 27 a 31 de maio

Comentar
Compartilhar
21 MAI 2019Por Da Reportagem09h35
A abertura da festa acontece dia 25 na Praça PortugalFoto: Divulgação/PMPG

As diversas atividades por toda Praia Grane terão início na próxima semana pela 3ª Semana da Cultura Caiçara. E o Palácio das Artes não poderia ficar de fora dessa! O Museu da Cidade e a Galeria Nilton Zanotti prepararam para os dias 27 a 31 de maio, duas exposições gratuitas ao público. As mostras especiais "A Arte, o Meio e Nós" e "Nossas Vivências Caiçaras" estarão expostas nos dois espaços, além de uma contação de histórias na quinta (30).

Produzida pelos alunos nas oficinas da Divisão de Artes Visuais do PDA, orientados pelas professoras Maria Fernanda Capelli e Filomena Coleto, exposição “A Arte, o Meio e Nós” tem início às 19 horas de segunda-feira (27) na Galeria Nilton Zanotti. Com técnicas de mosaico, pintura e gravura, a mostra visa trazer a oportunidade de uma ação cultural pedagógica que inclui a questão ambiental buscando conscientizar sobre a mudança de atitudes e hábitos e uma maior sustentabilidade. 

Segundo o diretor da Divisão, Osmário Barreto, a ideia teve como ponto de partida trabalhar o habitat onde vivem os caiçaras.  “Nós utilizamos três pontos principais para a exposição: o mar, a Mata Atlântica e o mangue, todos com sua devida relevância para o povo caiçara. A partir disso, fomos buscar artistas referências, como o ativista ecológico Frans Krajcberg, a fim de situar nosso trabalho”, conta o diretor.

Já o Museu da Cidade traz a exposição especial “Nossas Vivências Caiçaras” que tem imagens antigas retratando a vida do caiçara no Município. Os arquivos expostos fazem parte do Acervo do Centro de Documentação do Museu e conta com mais de 40 mil itens doados por munícipes. A programação do local terá também uma contação de histórias especial do tema na quinta-feira, às 15 horas.

Visitação 

O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão. Na programação desta semana, o Museu da Cidade funcionará especialmente de segunda a sexta, das 14h às 17h30; já a Galeria abrirá às 19 horas na segunda e depois seguirá o mesmo horário do Museu. Há ainda a possibilidade de visitas agendadas no Museu pelo telefone 3496-5706 ou 3496-5708 e na Galeria pelo 3496-5713.

Programação Semana Caiçara - A 3ª Semana da Cultura Caiçara acontece entre 25 e 31 de maio na Cidade, com programação variada e para todas as idades. Exposições, música, apresentação teatral, cinema a céu aberto e feira de artesanato especial mostram ao público um pouco dos costumes do povo caiçara, preservando a cultura de raiz da população que habita, originalmente, o Litoral de São Paulo.

A abertura da festa acontece dia 25 na Praça Portugal. A partir das 19 horas, a Dancedaf - Arte em Movimento apresenta o espetáculo de dança Magia, O Mundo dos Sonhos, seguida pelo grupo de Cananéia Impuros do Fandango. 

Já no domingo (26), as atividades acontecem no Portinho de Praia Grande, das 9 às 18 horas. Feira de Artesanato e Gastronomia Especial, passeios de barco, visita ao Museu Ambiental, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais recheiam a programação para todas as idades.

No dia 31, a Avenida Costa e Silva é palco da Sexta Musical Especial Caiçara, com canções para a criançada na Ciranda Caiçara, abrindo a noite às 19 horas, seguido de intervenção artística e show com a dupla Ricardo & Rudimar.

Cultura Caiçara

Os caiçaras são os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados pela miscigenação entre índios, brancos e negros. A base cultural do caiçara é formada pela pesca artesanal, agricultura, danças e artesanato. A preparação dos alimentos também chama a atenção, com a utilização da farinha e do peixe como base para os pratos.

Colunas

Contraponto