02 de Dezembro de 2023 • 13:03
Alcançar a marca de 25 anos é algo bastante simbólico em diversas situações na vida. Para muitos, é a idade que celebra uma simbólica ‘passagem’ para a maturidade, mas nesta equipe de reportagem, já madura há muitos e muitos anos, as duas décadas e meia podem ser comparadas a uma comemoração de bodas de prata, e, neste casamento, os noivos se tratam do veículo de comunicação e a informação.
Assim como em qualquer relação de longa duração, o matrimônio não foi dos mais fáceis, pois as dificuldades existem e novos obstáculos sempre surgem. Dito isso, o fato do ‘DL’ estar celebrando 25 anos de existência é a maior prova de que, no fim do dia, tudo sempre foi superado da melhor maneira possível pelos centenas de profissionais que passaram por todos os setores do grupo e, sem dúvidas, outras centenas de pessoas ainda superarão muitas outras situações que permitirão ao jornal chegar às bodas de ouro.
Nascido no dia 12 de novembro de 1998, o Diário do Litoral segue sendo um dos dois únicos jornais que circula diariamente na Baixada Santista. O salto para o ambiente online ocorreu poucos anos depois, quase que de forma natural, pelo www.diariodolitoral.com.br.
Com o objetivo de ser uma publicação combatível e focada em apurar e publicar tudo aquilo que é relevante para a população das nove cidades da Região, o Diário do Litoral não apenas acompanhou e testemunhou boa parte das grandes mudanças que atingiram a Baixada como também fez parte de muitas delas.
Desde antes da virada do século, o DL já estava presente na rotina caiçara. O jornal acompanhou de perto inúmeras eleições municipais e nacionais, viu ideias, propostas e projetos serem debatidos tanto nas Câmaras quanto nas Prefeituras dos nove municípios.
Algumas viriam a jamais serem executadas, outras seriam realizadas, enquanto muitas tomariam muito mais tempo do que previsto para tomarem forma e serem executadas. Mesmo assim, esse trabalho de paciência, que por vezes levou décadas, foi registrado passo a passo pelas equipes de jornalistas e outros profissionais que iam, e ainda vão, diariamente para as ruas em busca da informação que os leitores sempre almejam logo nas primeiras horas da manhã do dia seguinte e até mesmo em tempo real pelo portal do Diário do Litoral.
No esporte, o jornalismo do DL também fez bonito e acompanhou, muitas vezes bem de perto, títulos importantes do Santos Futebol Clube. Ídolos do alvinegro praiano como Giovanni, Léo e Neymar também foram clicados inúmeras vezes por nossos fotógrafos. Craques do passado, como Pepe, Edu, Lima, Coutinho e um tal de Edson Arantes do Nascimento, que uma galera chamava de Rei Pelé, também foram entrevistados inúmeras vezes para entrevistas especiais e eventos na Região.
O jornal presenciou uma Libertadores do Santos e até uma Copa do Mundo da Seleção Brasileira, privilégio, este, que muitas das pessoas da geração mais recente infelizmente ainda não tiveram.
No ‘famoso’ noticiário local, os jornalistas presenciaram muitos momentos felizes e tristes, que podem ser acompanhados nestas páginas por meio de algumas das capas mais marcantes. O DL estava lá quando a região começou a passar por uma profunda mudança populacional e passou a ser, cada vez mais, o destino favorito para se morar entre aposentados e pessoas da terceira idade. Para se ter ideia, o ‘boom’ populacional foi tão intenso, que quando o Diário do Litoral ainda engatinhava, com apenas 2 anos de vida, Praia Grande era uma Cidade com menos de 194 mil habitantes - hoje, o município conta com quase 395 mil pessoas morando na famosa PG.
A descoberta do pré-sal, durante a segunda metade da primeira década dos anos 2000, também gerou ansiedade, esperança e otimismo, mas acabou em decepção e nossa equipe fez questão de cobrir todas as fases deste momento tão divisivo da história caiçara.
Cotidiano
Restaurante do século 19 tem fila de espera de quatro anos para almoço de domingo
Incêndio gera danos em restaurante no bairro do Gonzaga, em Santos
São Vicente terá bar e restaurante na orla do Gonzaguinha e no Deck dos Pescadores
Futebol
Sereias da Vila enfrentam a Seleção do Paraguai na próxima segunda-feira (04) pela 1ª rodada da competição
FUTEBOL SANTISTA
Além da Série A2, conhecida popularmente como a segunda divisão do Campeonato Paulista, o calendário da briosa também conta com a Copa do Brasil