'1º Festival da Cultura Caiçara' será sediado na Ilha Diana / PMS/Divulgação
Continua depois da publicidade
Neste sábado (10), a tradicional comunidade da Ilha Diana, em Santos, será palco do 1º Festival da Cultura Caiçara, que contará com uma extensa programação gratuita. Os visitantes terão à disposição transporte de ida e volta sem custo para aproveitar as atrações.
O evento é realizado pela Vida Caiçara e Nunes Projetos Incentivados, com patrocínio da DP World e apoio da Prefeitura de Santos.
Continua depois da publicidade
Previsto para ocorrer das 11h às 20h, o festival oferece ao público oficinas, rodas de conversa, gastronomia típica, intervenções cênicas e apresentações musicais. Um dos destaques será o lançamento do livro "Raiana – A Raia Voadora", de Miriam Lopes, com ilustrações de Beatriz Campolim.
Após o lançamento, a artista e educadora Julia Bertolini comandará a oficina "Construindo Raias com Raiana", que busca despertar a criatividade de crianças e adultos na criação de suas próprias "raias voadoras".
Continua depois da publicidade
A programação infantil também inclui a intervenção cênica Dr. Onu, da Cia. SSM Arte, que, de forma lúdica, aborda questões como meio ambiente, saúde e bem-estar, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na parte musical, o público poderá curtir apresentações da banda Água & Sal, Coletivo Percutindo Mundos, Diego Alencikas, banda Nine e Novos Praianos.
O Espaço Infantil contará com brincadeiras e oficinas criativas, também com a participação da escritora Miriam Lopes.
Continua depois da publicidade
Além do transporte regular oferecido pela CET Santos, com valor simbólico de R$ 0,50 e capacidade para até 55 pessoas, haverá embarcque e desembarque gratuitos durante o evento.
Os horários de embarque gratuito para a Ilha Diana são: 11h, 12h30, 13h30 e 14h30. Já o retorno gratuito está previsto para as 16h, 20h e 21h.
O trajeto dura cerca de 20 minutos, com embarque atrás da Alfândega de Santos, próximo à Praça da República, no Centro.
Continua depois da publicidade
Rica em biodiversidade e cultura brasileira, a ilha é um passeio perfeito para quer deseja fugir da agitação da cidade ou das praias lotadas para se reconectar com a natureza.