Cotidiano
Fenômeno vai colaborar para a formação do 2º ZCAS de 2026, prolongando a chuva por mais dias e aumentando as chances de transtornos
Veículos trafegam em via alagada durante virada de tempo causada por frente fria / Fernando Frazão/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
De acordo com o The Weather Channel, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dados técnicos do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), uma nova frente fria chega ao litoral paulista no domingo, dia 18, trazendo uma virada brusca no tempo também para toda a região da Baixada Santista. Mas esse sistema não traz apenas uma mudança, sendo o gatilho para a formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026.
O sistema frontal, que avança pelo mar, deve organizar áreas de instabilidade que já estavam sobre o estado. O domingo, que pode até começar com algumas aberturas de sol entre nuvens, terá uma piora significativa a partir da tarde, com previsão de chuvas generalizadas e queda na temperatura.
Continua depois da publicidade
Diferente de uma chuva de verão passageira, este evento preocupa pela duração. A frente fria vai se conectar com umidade vinda da Amazônia, criando um grande "corredor de nuvens" que deve estacionar sobre a região Sudeste.
Esse fenômeno, conhecido tecnicamente como ZCAS, fará com que a chuva persista de forma contínua entre a segunda-feira (19) e a quinta-feira (23).
Continua depois da publicidade
A principal preocupação das autoridades é a intensidade da chuva. A ocorrência de precipitações fortes, acompanhadas de rajadas de vento e potencial para alagamentos e transbordamento de pequenos rios são reais durante quase toda a semana.
Pode chover muito em um curto espaço de tempo, e por várias vezes durante o dia e a noite, com a possibilidade de raios e rajadas de vento de mais de 55 km/h.
Além da chuva, a frente fria atrelada ao ZCAS trará um alívio para o calor intenso. As temperaturas, que vinham superando os 34°C, devem cair. Para este domingo, a máxima prevista não deve passar dos 29°C na maioria das cidades, com sensação de abafamento diminuindo ao longo da noite.
Continua depois da publicidade
A instabilidade deve persistir pelo menos até a sexta-feira (23). As máximas durante esses dias não devem passar dos 26ºC com a mínima, a noite, podendo chegar aos 21ºC.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.