A escolha de Araras não foi por acaso / PMA
Continua depois da publicidade
O interior brasileiro é um universo que reúne muito trabalho e grandes feitos na história do país. Foi na cidade de Araras, localizada na região interiorana de São Paulo, que a Nestlé escolheu instalar sua primeira fábrica em solo brasileiro.
A gigante iniciou sua trajetória no Brasil em 1921, com foco na produção de leite condensado. Na época, o produto ficou conhecido popularmente como “leite da moça” — nome que permanece até hoje.
Continua depois da publicidade
A escolha de Araras não foi por acaso. O município reunia condições únicas naquele período, como oferta de insumos, integração ferroviária, mão de obra qualificada, expertise em laticínios, presença de mercado consumidor e uma base produtiva consolidada.
De acordo com documentos e apresentações disponíveis no site da companhia, a fábrica conta atualmente com cerca de 1.000 colaboradores.
Continua depois da publicidade
Veja também que uma Multinacional japonesa investe R$ 280 milhões e abre fábrica no interior de SP.
Com o sucesso da marca, o portfólio de produtos fabricados na planta cresceu ao longo dos anos.
Hoje, a produção inclui bebidas como achocolatados em pó, o Café Nacional, a linha Professional & OOH e itens da Nestlé Health & Science.
Continua depois da publicidade
No comércio exterior, os destaques são os segmentos de achocolatados e café. A unidade também é responsável por Dry Mix, com marcas como Dolce Gusto e UHT, além da fabricação de tampas e fundos.
A Nestlé pretende investir até R$ 1 bilhão em sua unidade em Araras, a primeira da empresa no Brasil.
Criada em 1921, a unidade foi originalmente projetada para produzir leite condensado, mas hoje é responsável pela fabricação de café solúvel.
Continua depois da publicidade
Com essa aplicação, espera-se que a produção tenha um aumento de até 10% na capacidade produtiva, que atualmente é de 37 mil toneladas por ano. O investimento deve acontecer até 2028