12 de Setembro de 2024 • 08:56
no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, esse tipo de pagamento representa 10% do total / Divulgação
Os pagamentos por aproximação parecem estar caindo no gosto do brasileiro, até mesmo na hora de passar no pedágio. De acordo com informações enviadas à Gazeta pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o total de pagamentos feito por meio desta tecnologia chega a 15% nas rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes.
Neste sistema, que é administrado pela Ecovias, a modalidade de pagamento está disponível desde 2020, ano em que a fase aguda da pandemia de Covid-19 era um incentivo ao uso de tecnologias de pagamento sem contato direto.
Ainda de acordo com a Artesp, o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, administrado pela Ecopistas, também oferece esta opção de pagamento aos motoristas e vê 10% dos motoristas optando por não pagar com cédulas e moedas.
Campinas
Pagar por aproximação com o celular, cartão de débito ou crédito também já é possível desde o dia 1º de agosto, no Corredor Dom Pedro, que faz a ligação entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas.
O trecho operado pela concessionária Rota das Bandeiras, oferece oito praças de pedágio que aceitam pagamento automático da tarifa com a tecnologia de aproximação NFC.
Cabine de pedágio sem operação humana
Uma novidade na malha paulista são as cabines de autoatendimento destinados aos veículos de passeio. Ainda operando como projeto-piloto, este modelo de serviço está disponível na praça de pedágio de São José dos Campos, no km 92+500 da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), onde há uma cabine em cada sentido com a tecnologia.
A Praça Piratininga, no km 32+381 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), sentido litoral, também dispõe de duas cabines não operadas por humanos. A Artesp explica que os locais contam com totens de autoatendimento que permitem que os motoristas façam o pagamento com cartão de crédito ou débito, por aproximação, e de forma totalmente autônoma (sem sair do carro).
Planos de expansão
Apesar das operações já existentes, a possibilidade de pagamento por aproximação ainda não ocorre em todas as praças de pedágio. A Reportagem apurou que nas praças de pedágio do Rodoanel Mário Covas, na altura de Cotia, sentido Castello Branco, a modalidade de pagamento é oferecida apenas nos casos em que o motorista não tem como pagar em espécie.
A CCR, empresa responsável pelo Rodoanel, foi procurada para comentar sobre o modelo de operação e informou que irá responder nos próximos dias. A matéria será atualizada com o posicionamento da empresa.
Por sua vez, a Artesp informou que a expansão da tecnologia para outras praças de pedágio do Estado depende das concessionárias.
"Em relação à implantação em outras praças há estudos em andamento, mas vale ressaltar que o sistema é instalado pelas concessionárias que administram os trechos e que avaliam a necessidade e demanda de cada região. A ARTESP incentiva, por meio de seus contratos de concessão, a implantação de todo tipo de inovação tecnológica nas rodovias sob sua fiscalização, que tragam mais conforto e segurança aos motoristas que utilizam os 11,1 mil quilômetros da malha concedida paulista.", diz a nota da autarquia.
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