07 de Setembro de 2024 • 08:48
A edição de 2024 tem como tema "Literatura Sem Censura" e aborda questões urgentes como racismo, sexismo e LGBTfobia / Mari Potter/Unsplash
Começa nesta quinta-feira (8) a 13ª edição da Festa do Livro, um evento que já se consolidou como um marco no calendário cultural da região. Este ano, o evento vai até sábado (10), na Estação da Cidadania, Avenida Ana Costa, 340, Gonzaga, com uma programação intensa e diversificada.
Inserida no Calendário Oficial da Cidade através da Lei 3138/2021, a Festa do Livro de Santos tem como missão promover a democratização do acesso ao livro, à cultura e à inclusão social por meio da literatura.
Realizada desde 2015, a festa é promovida pela OSC Concidadania.
A edição de 2024 tem como tema "Literatura Sem Censura" e aborda questões urgentes como racismo, sexismo e LGBTfobia, destacando as razões por trás do retorno da censura na literatura, mesmo em tempos democráticos.
Este ano, a festa homenageia a memória de Jair de Freitas, poeta e escritor conhecido por sua obra premiada e por seus atos de protesto contra a censura. Jair Ferreira publicou o livro ‘Rota Rota’ (esgotado) e foi editor da publicação de arte e cultura ‘Artéria Santos Revista’.
Os organizadores explicam que, em dias emblemáticos de celebração e resistência, diversos escritores e artistas terão a oportunidade de trocar experiências e celebrar a vida.
Após a penúltima edição on-line, causada pela pandemia, artistas, intelectuais, ativistas e estudantes terão a oportunidade de compartilhar momentos presenciais, com a realização de diversas oficinas, bate-papos, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias e muito mais.
Após a cerimônia de abertura (19 horas) acontece o lançamento do livro “Da vida só tenho o fôlego” de Vani dos Santos, organização Maria Sil.
No dia seguinte, às 17h30, haverá uma Roda de Conversa - Realismo Fantástico, com Vanessa Ratton, seguido de Mesa Redonda, às 18h30, sobre Literatura Antiracista nas Escrevivências - Bartolomeu Bartô, Ana Paula S Rodrigues e Nego Panda
Às 19:30, outra Roda de Conversa - Literatura sem Censura, com Vanessa Ratton, Camila Genaro, Ana Lúcia Ferreira, Chris Andrea, seguido da Performance - Amuleto - Duonísios
Dia 10, às 10 horas, Oficina Indígena -Cacique Sérgio Popygua, com exposição e venda de artesanato guarani, seguido de Por Todas as Flores do Mundo - Uma Oficina Poética de Prevenção para Meninas com Chris Andréa.
Às 11:30 ocorre a Oficina de fanzines com Jeanice Ferreira, seguida de Oficina Blecaute com Cynthia Panca e Roda de Roda de Conversa O prazer do texto" a partir de reflexão de Roland Barthes com Chris Ritchie. À tarde, 15h30, aula aberta - Conheça Santos por meio da literatura com Alessandro Atanes e, às 15h30, Contação de histórias para todas as infâncias com Camila Genaro.
Às 16:30 acontece o Sarau “Crianças na roda” com o grupo Cantos Literários, seguido de Encontro com Virginia Woolf e Christine de Pizan com Jeanice Ferreira. Às 18 horas - O autor e sua obra. Espaço de interação entre autores da Baixada Santista e o público. Exposição de livros e sessão de autógrafos.
No começo da noite, às 19h30 - Oficina Poética - por todos os corpos! Cynthia Panca; 20 horas - Mesa redonda - Poesia e liberdade. Resgate histórico e homenagem a Jair de Freitas, com Fernando Borgomoni, Marisa Adães e Luiz Soares; às 21 horas - show Um Cantinho, um Violão de Albano e Canuto Trio.
Diário Mais
Estudos indicavam que as chances do "Deus do Caos" dar de cara com a Terra era praticamente nula, todavia, novas simulações e hipóteses foram realizadas e a coisa mudou de configuração
Diário Mais
Local é considerado como um ótimo ponto de descanso, tamanha calmaria que existe por lá