Moradores convivem com carros abandonados no bairro do Estuário

Reportagem flagrou, pelo menos, 10 carros em más condições; CET informou que programa, por enquanto, o guinchamento de seis veículos e segue fiscalização

Comentar
Compartilhar
25 MAI 201510h21

Quem transita pelas ruas do bairro Estuário, em Santos, não precisa andar muito para encontrar veículos em situação de abandono. São carros sujos, enferrujados, muitas vezes, sem placa e partes como retrovisor, bancos e até motor.

A reportagem do Diário do Litoral flagrou, ao menos, 10 veículos nestas situações. Dois estavam na Rua Doutor Bernardo Browne. O primeiro, um Fiat Palio, fabricado em 2000, com placa de Santos, estava sem faróis e retrovisores. Em frente a este, estava um Fiat Uno Mille, de 1996, com placa de Praia Grande, com parte da carcaça corroída pela ferrugem. Os vidros de ambos estavam sujos a ponto de não conseguir enxergar dentro do carro.

Já na Rua Coronel Raposo de Almeida eram 4 carros. O único emplacado era um Kadett, de 1994, com placa de Santos. Além dele, estavam abandonados um Renault, uma Kombi e um Gol, modelo antigo. Todos com a lataria bastante corroída pela ferrugem. Em pior estado estava o último, já sem vidros, portas e bancos.

Ford Fiesta abandonado, na Rua Otávio Côrrea, está sem motor e rodas (Matheus Tagé/ DL)

Outros cinco carros em más condições foram flagrados na Rua Otávio Corrêa. Foram um Ford Royale, de 1994, com placa de Santos, uma BMW, de 1993, com placa de São Bernardo do Campo, um Fiat Marea, de 1998, com placa de Santos, um Ford Fiesta, de 1994, com placa de Santos, além da carcaça de um carro, sem identificação, em cima de um cavalete. Todos em estado semelhante aos outros relatados.

Moradores reclamaram da situação. Dizem que os veículos abandonados ocupam as vagas nas ruas, deixando os habitantes do bairro sem local para estacionar o seu veículo. Além disso, os munícipes afirmaram que a situação já se arrasta há anos e que realizaram denúncias à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mas que nada foi solucionado.

CET irá avaliar carros

A CET informou que, nos registros da companhia, há seis veículos em condições de abandono no bairro do Estuário, todos em processo de fiscalização e parte deles já na programação de guinchamento.

Em relação à situação apontada pelo Diário do Litoral, a CET disse que os demais veículos também serão incluídos na lista de fiscalização. Os que comprovadamente se encontrarem em situação de abandono nas ruas, trazendo prejuízos à segurança e fluidez do trânsito, à saúde pública e ao meio ambiente, podem ser removidos e levados ao pátio municipal.

Parte de carcaça é colocada sobre cavalete e impede veículos de estacionar no local (Matheus Tagé/DL)

Caso o proprietário queira retirá-lo, deverá pagar a taxa de guinchamento, diárias de pátio e quitar todas as pendências do veículo. Se o carro estiver em condições de sucata, ele será incluído no programa Lata Velha, quando a Secretaria de Meio Ambiente lavra multa de R$ 1 mil ao proprietário pelo descarte irregular de lixo em vias públicas.

A CET ressaltou que vem guinchando cerca de três veículos abandonados por dia e que a meta da companhia é zerar o número de abandonados dentro de 15 dias.