Banner gripe

Contraponto

  •  

    Janaina no PDT?

    "Terminei um bate papo com a deputada Tábata Amaral (PDT). Falamos sobre as eleições municipais de 2020 e o desafio de eleger o maior número de mulheres possível. Sábado ela estará em Praia Grande e eu estarei recepcionando no Congresso da Juventude", postou semana passada a vereadora petista Janaina Ballaris, que não é de hoje que está decepcionada com a legenda da estrela vermelha. A coluna, Janaina informou: "a Tábata quer que eu faça um compromisso de 50% na chapa de mulheres ao invés de 30%, e vai me ajudar a organizar. O PDT, agora, está com meu grupo político".

     

  •  

    Adote uma lixeira

    Em Guarujá, foi sancionada a lei, originária do projeto do vereador José Francinaldo Ferreira de Vasconcelos, o Naldo Perequê (PPS), que institui o programa 'Adote uma Lixeira', que prevê a realização de parcerias com empresas privadas e entidades sociais interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nas vias públicas, tendo como contrapartida direito a publicidade.

  •  

    Aumentar

    O objetivo é preservar a limpeza da cidade, aumentar o número de lixeiras presentes, garantindo bom estado de conservação das áreas de lazer e das vias - além de reduzir a despesa do Município com instalação e manutenção desses equipamentos.

  •  

    Ademir e o Orquidário

    A segurança no entorno do Orquidário, tema de reportagem do Diário do Litoral, está preocupando o vereador Ademir Pestana (PSDB). Moradores têm reclamado dos recorrentes furtos, assaltos, arrastões e intimidação por parte de flanelinhas e usuários de drogas que estão ocorrendo na região e na orla do José Menino. Ademir solicitou à Secretaria de Segurança a adoção de providências urgentes. Há relatos de assalto no guichê da agência de venda de passagens para São Paulo e de um arrastão em um ponto de ônibus existente próximo ao Posto Um, em frente ao Emissário Submarino.

  •  

    E o Acácio

    Também tema de reportagem do Diário, Pestana está pedindo para que o Executivo empreenda todos os esforços necessários para a reativação da Escola Acácio de Paula Leite, tendo em vista a necessidade de ampliação da oferta de cursos técnicos para os jovens da cidade e região, assim como a preservação de uma edificação que faz parte do Patrimônio Cultural de Santos. O edifício da escola Acácio, de arquitetura modernista, foi projetado na década de 1960, pelos arquitetos Décio Tozzi e Luiz Carlos Ramos, tendo recebido diversos prêmios por seu valor arquitetônico.

  • quarta
    15 de maio
  •  

    Justiça Restaurativa

    A proposta para implantar a Justiça Restaurativa na Câmara de Santos foi discutida no Gabinete da Presidência da Casa. Participaram da reunião o presidente e vereador Rui de Rosis, presidente da Câmara, Audrey Kleys, vereadora e presidente da Comissão de Educação na Casa, Renata Gusmão, juíza titular do Juizado Especial Criminal de Santos e Liliane Claro Rezende, coordenadora operacional e pedagógica do projeto Justiça Restaurativa.

  •  

    Transformar escolas

    A Justiça Restaurativa visa a implementação de ações institucionais para transformar as escolas e órgãos públicos em espaços democráticos, com o objetivo de construir uma cultura de não-violência, por meio do diálogo, construindo condições melhores de convivência.

  •  

    Inauguração

    A inauguração do núcleo na Câmara de Santos será no dia 11 de julho, às 19 horas, no Plenário Doutor Oswaldo de Rosis. O atendimento de mediação de conflitos será aberto ao público. A Justiça Restaurativa em Santos está garantida como política pública, por meio da lei 3.371, publicada em 11 de julho de 2017. Iniciou em outubro de 2014 em nove escolas-piloto, e hoje está presente nas 81 unidades municipais, como forma de evitar o prosseguimento de ações judiciais ao melhorar o relacionamento entre as pessoas.

  •  

    Rescisão

    O vereador Carlos Antonio Ribeiro (PSDB), de Itanhaém, afirmou, na sessão da Câmara do dia 6, que a Comissão de Assuntos Relevantes da Casa vai sugerir ao Poder Executivo a rescisão de contrato com a empresa Litoral Sul, responsável pelo serviço de transporte público na cidade. O motivo seria pelos diversos problemas causados aos usuários, como veículos sem a devida manutenção, atrasos nos horários, falta de bilhete único, falta de aplicativos, entre outros. Segundo o vereador, a Prefeitura de Itanhaém já multou a empresa em mais de R$ 1 milhão e 700 mil devido ao descumprimento de normas no contrato. A empresa venceu a licitação em 2017 e assinou um contrato com o Executivo para a concessão do transporte coletivo no município por 15 anos.

  •  

    Honra

    O vereador Chico Nogueira (PT), proponente da homenagem à líder comunitária Maria Margarida da Silva Souza, destacou em seu discurso a coragem da cidadã e sua capacidade de persistir na luta, apesar das dificuldades. Militante no setor de habitação popular, a líder comunitária Maria Margarida da Silva Souza será homenageada, em sessão solene, com o título de Cidadã Santista. Ela vem atuando na defesa do direito à moradia e contribuindo para a promoção de políticas públicas.

  • terça
    14 de maio
  •  

    Kenny e o Parque

    O deputado estadual Professor Kenny (Progressistas) esteve com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vistoriando as obras de construção do Parque Tecnológico de Santos. O parlamentar santista se comprometeu a apresentar, esta semana, emenda no valor de R$ 470 mil para a aquisição de equipamentos e a montagem dos escritórios de coworking (compartilhamento de espaço para pessoas de áreas diferentes) no prédio.

  •  

    Previsão

    O imóvel, situado na Vila Nova, está previsto para ser entregue em outubro. No local, empresas, profissionais e acadêmicos terão a possibilidade de desenvolver pesquisas por meio de parcerias e incentivos fiscais. "Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na nossa região", diz o parlamentar, vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa de São Paulo.(Alesp). A expectativa do Executivo santista é ter o empreendimento funcionando já no início de 2020.

  •  

    Rosana e a saúde

    A deputada federal Rosana Vale (PSB) esteve com a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), Paula Covas, e vereadores da União dos Vereadores da Baixada Santista. Rosana convocou a reunião para esclarecer como funciona a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). A unificação das vagas é uma reivindicação antiga dos representantes das cidades da região. Segundo a DRS, 30% das vagas do SUS não são utilizadas por falta de verbas ou profissionais da área da saúde. A deputada está fazendo a ponte com a DRS e vereadores para que a disponibilidade de vagas nos municípios seja mais clara, transparente e melhor utilizada.

  •  

    Em Guarujá

    A Câmara aprovou o Projeto de Lei 114/2018, de autoria do vereador Pastor Sargento Marcos (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de hospitais e maternidades fornecerem aos pais ou responsáveis de recém-nascidos, orientações e treinamento de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

     

  •  

    Suman precisa assinar

    De acordo com a proposta, que agora segue para a sanção do prefeito Válter Suman (PSB), ficará facultado aos pais e/ou responsáveis a adesão ou não ao treinamento oferecido. Os que não aderirem deverão assinar um termo declarando sua recusa. O autor da proposta argumenta que medidas preventivas simples, como essa, podem diminuir a mortandade de recém-nascidos.

  • sexta
    10 de maio
  •  

    Eu me amo

    O Ministério Público recebeu, no último dia 8, uma denúncia de que o prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira (PSDB) teria cometido improbidade administrativa por ter, na manhã do último dia 25, ter inaugurado, no saguão do Paço Municipal, uma galeria de imagens de prefeitos contendo sua própria fotografia.

  •  

    Pretexto

    Para o denunciante, o prefeito Ademário, além de utilizar o espaço público, também teria se utilizado das mídias, sob o pretexto de homenagear a todos os prefeitos da cidade, homenageando a si mesmo em ato solene de comemoração dos 70 anos de emancipação poliítica-administrativa de Cubatão.

  •  

    Autopromoção

    Para o denunciante, Ademário teria se autopromovido de forma ilícita, afrontando o artigo 37, inciso primeiro da Constituição, referindo-se aos princípios da impessoalidade e moralidade administrativa. "A utilização de recursos públicos, financeiros e de pessoal, com caráter diverso das finalidades educacional, informativa ou orientação social encontra-se expressamente proibida pela Constituição de 1988", alerta.

     

  •  

    Horas trabalhadas

    A denúncia alerta o MP que Ademário teria gasto com confecção da fotografia, emolduramento, horas trabalhadas de servidores públicos, convites e outros, contrariando ainda a Lei Orgânica do Município. O denunciante pede ao MP uma ação e a retirada da foto e nome do prefeito da galeria.

  •  

    Ainda sobre fotografia

    Estão abertas as inscrições para o workshop "Fotografia Básica: composição e técnica para todos", que será realizado no próximo dia 29, às 14 horas, no anfiteatro da Câmara. O responsável pelo curso é o fotógrafo Rodrigo Palassi, especialista em fotografia publicitária e em retratos de pessoas. O workshop abordará, de forma descomplicada, técnicas e conceitos capazes de proporcionar aos participantes melhores fotografias, sejam elas feitas com câmeras profissionais ou celulares. Dentre os temas discutidos estão composição, foco, exposição, tipos de iluminação e fotografia no modo manual.

Colunas

Contraponto