2º turno acontece no próximo domingo (27) / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Disputa Judicial. Parece que a disputa entre o candidato Rogério Santos (Republicanos) e a candidata Rosana Valle (PL) não é só nas urnas e em busca de votos. Rogério Santos diz que mantém uma campanha limpa na internet desde o início, mas tem sido alvo de ataques.
Tirar. Segundo divulga, Rosana, que está em segundo lugar nas pesquisas para o segundo turno, foi obrigada a tirar o impulsionamento de dois vídeos de suas redes sociais. As peças de campanha, passavam uma imagem negativa do candidato do Republicanos. De acordo com a lei eleitoral os candidatos só podem impulsionar postagens de propostas. É proibido a propaganda negativa.
Continua depois da publicidade
Por outro lado. Rosana ganhou também nesta semana mais duas ações contra Rogério. As decisões condenaram o Republicano também por impulsionar em suas redes sociais conteúdo negativo contra a liberal.
Lançou mão. Rosana explica que Santos, que tenta a reeleição, também lançou mão de propaganda irregular, segundo a Justiça Eleitoral, ao utilizar as páginas oficiais da Prefeitura no período de campanha. A diferença entre os dois em primeiro turno foi de apenas 0,64%.
Continua depois da publicidade
Pagar. Em ambas ações, o prefeito foi condenado a pagar uma multa de R$ 5 mil. Na primeira delas, a Justiça Eleitoral entendeu que Rogério publicou e impulsionou, de maneira irregular um vídeo que tenta desmoralizar Rosana. Na segunda condenação, o relator do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceu prática ilegal na publicação de ações institucionais no Facebook e no Instagram da Prefeitura de Santos.
Cortando. Esta semana, o prefeito em exercício de Cubatão, Ivan Hildebrando (PSDB), mudou o secretariado. Foram exonerados os secretários de Esportes, Alessandro Bortolomasi; de Assistência Social e o secretário de Segurança Pública, Pedro de Sá Filho. Para seus lugares, foram nomeados Washington Luís Lessa, conhecido como Carioca (Esportes); Ariella Vaz (Assistência Social); e Anderson Delana (Segurança Pública).
Estratégia. A mudança no secretariado, segundo Hildebrando, reflete a nova gestão temporária de Ivan, que pretende manter a continuidade dos projetos em andamento, enquanto implementa ajustes em áreas estratégicas da administração municipal.
Continua depois da publicidade
Guarujá. Autoridades e candidatos (as) políticos do Guarujá enviaram um ofício à Superintendência Regional da Polícia Federal de São Paulo solicitando reforço das autoridades competentes na fiscalização do 2º turno das eleições municipais.
Documento. Foram registrados no 1º turno casos de intimidação de funcionários da Justiça Eleitoral, com pedidos de fotos ou vídeos dos votos na urna, práticas que violam o sigilo da escolha de cada cidadão e configuram a prática de compra de votos. Também foram citados líderes do crime organizado intimidando fiscalizações em escolas citadas no texto. Por esses motivos, o ofício pede “reforço significativo” da segurança nos colégios.