Novembro Azul: Prevenção ao câncer de próstata

Data faz parte do calendário oficial da Cidade

Comentar
Compartilhar
13 NOV 2019Por Câmara de Santos - Conteúdo Publicitário18h44
Novembro azul é o mês de prevenção ao câncer de próstataFoto: Divulgação

Novembro azul é o mês de prevenção ao câncer de próstata. Aprovada pela Câmara, a lei municipal 2.938/2013 entrou no calendário da saúde de Santos com o objetivo de fortalecer ações voltadas às campanhas de conscientização e prevenção. No sábado (9/11) a Policlínica Aparecida deu início à programação com atividades de conscientização, consultas e exames gratuitos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele). “O maior desafio é convencer o homem a vencer o medo, a vergonha e a falta de tempo.

O vereador Ademir Pestana (PSDB), autor da lei do Novembro Azul tem visitado algumas policlínicas da cidade com o intuito de falar com munícipes sobre a importância de fazer o exame PSA (que pode indicar alteração na próstata).

Anualmente, ele destina emenda parlamentar como forma de reforçar as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Ademir Pestana, os homens precisam de três grandes aliados no que tange à prevenção: o empenho do poder público por meio de campanhas e ações de prevenção, das mídias para divulgação e das mulheres – as maiores incentivadoras de seus companheiros.