X

Repórter da Terra

Dezembro é mês de altas capturas de polvo, manjuba, camarão rosa, pescada e badejo

Tradicionalmente, dezembro é mês de fartura de badejos, camarão rosa, manjuba, namorado, pescada amarela e polvo nos terminais pesqueiros do Sul e do Sudeste. Isso significa que essas espécies estão na melhor época para o consumo, com preços mais acessíveis que em outras fases do ano. É a chamada sazonalidade.

Além de saborosos, fritos, assados ou cozidos, os pescados são importantes fontes de energia e saúde. Eles são ricos em proteínas, iodo, fósforo, vitaminas A, E, do complexo B e D. Os frutos do mar também têm altas concentrações de cálcio, com quantidade deste nutriente até quatro vezes maior que outras carnes.

Mas, sem dúvida, seu principal nutriente é o ômega 3, uma gordura poli-insaturada que tem ação anti-inflamatória, e é muito útil no controle dos níveis de colesterol e glicemia. Ele também é importante na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais, além de melhorar a memória e a disposição. 

Dezembro também é o auge da captura de agulhão, bagre, bonito, prego e xaréu, espécies com menor apelo comercial, mas igualmente nutritivas.

Custo Bolsonaro provoca...

O preço do etanol disparou em novembro. A alta foi de 8,75% nos postos, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela ValeCard, empresa especializada na gestão de frotas e há 25 anos no mercado. Enquanto isso, a gasolina subiu 1,78% no mês passado.

...disparada no preço...

O aumento no preço do etanol tem três causas: novembro é mês de entressafra da cana no Centro-Sul do País e as usinas têm optado pela produção de açúcar, mercado atraente neste momento. Mas, o principal motivo foi a redução dos impostos às vésperas da eleição presidencial. A medida tirou competitividade do biocombustível.

...do etanol nos postos

Enquanto esperam a posição do futuro governo sobre a manutenção ou não das isenções tributárias, usinas estariam segurando estoques. Se forem retomados os tributos sobre a gasolina, o etanol recupera a competitividade frente ao combustível fóssil, o que tornaria a venda do biocombustível mais rentável...

Clima criou café com sabor...

A conjunção de um solo com características específicas, um clima próprio e uma geografia peculiar criaram as condições para que o município de Garça e seu entorno, na Região Administrativa de Marília, produzisse um café único no mundo.

...de chocolate e caramelo...

Essas características proporcionaram um café encorpado, com acidez equilibrada, doçura natural com notas de chocolate e caramelo, às vezes frutado e cítrico. É um café com retrogosto, que é a permanência do gostinho do café no fundo da garganta por um tempo.

...no Interior de SP

Essas características únicas no mundo acabam de render o reconhecimento formal do Instituo Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão vinculado ao Ministério da Economia.

Filosofia do campo:

“Somos madeira que apanhou chuva. Agora, não acendemos nem damos sombra. Temos que secar à luz de um sol que ainda há. E esse sol só pode nascer dentro de nós”, Mia Couto, escritor moçambicano em ‘O Último Voo do Flamingo’.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Super Sete no concurso 539, nesta sexta (3)

O prêmio é de R$ 750.000,00

Santos

Confira o resultado da Quina no concurso 6431, nesta sexta (3)

O prêmio é de R$ 5.600.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter