X

Repórter da Terra

Alta no preço do leite vai se intensificar com chegada do período das ‘vacas magras’

A disparada no preço do leite observada a partir da segunda quinzena de fevereiro deve se intensificar ainda mais nos próximos meses. O motivo é a aproximação do inverno. Nessa época do ano, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. E isso retarda o crescimento do capim. Com menos chuva no Centro-Sul do País, o que resta de pasto fica seco, fibroso, pouco palatável para as vacas...

Com isso, o pecuarista precisa suplementar a alimentação no cocho para evitar que os animais emagreçam demais e a produção de leite caia de forma drástica.

Aí, começa uma ciranda, um círculo vicioso, que vem atacando o bolso do consumidor e ampliando a insegurança alimentar nos lares brasileiros.

Como os principais complementos alimentares são à base de soja e milho, o preço desses insumos têm disparado nos últimos meses, a exemplo de outros derivados como o óleo de soja e as rações para animais domésticos.

Só o produtor mais precavido passará pelas ‘vacas magras’ com menor aperto nos custos. Só quem plantou cana no verão de 2021 terá, agora, algum complemento para dar às vacas a custo ‘zero’. Picada e misturada à uréia, a cana pode suprir, em parte, a proteína que estimula os animais a produzir leite...

Em março, o leite longa vida subiu 8,3% no varejo em São Paulo, segundo o Cepea/USP. Na média, os lácteos tiveram alta de 6% no mês passado no Estado.

Detalhe: a soja que encarece leite, rações e óleo de cozinha no supermercado bateu recorde nas exportações no primeiro trimestre, com aumento de 36% nos embarques para o exterior na comparação com o mesmo período de 2021.

Mais: a exportação diária do milho que encarece pães, rações e óleo de cozinha no supermercado cresceu 264% neste mês, na comparação com abril de 2021.

E os lucros em dólar vão para os grandes fazendeiros do agro, que ‘é tech, que é pop, que é tudo’...

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal.

Estagflação

A Empresa de Pesquisa Energética, o Operador Nacional do Setor Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia reduziram a previsão de crescimento na demanda por eletricidade em 2022. Com a economia mais fraca que o previsto no final de 2021, agora, os três órgãos preveem crescimento de só 1,7% no consumo em 2022.

O sabor, a vida saudável...

A estatal Embrapa desenvolveu uma tecnologia capaz de revolucionar a produção de cajá, sucesso absoluto na culinária nordestina. A técnica adiciona fertilizantes à água usada na irrigação dos pomares. Com isso, é possível ampliar a produtividade das cajazeiras em até cinco vezes.

...e a caipirinha...

A fruta tem poucas calorias, é rica em fibras, fósforo, ferro e cálcio, além de ser fonte de vitaminas A, B e C.

...do Nordeste!

Além do consumo in natura, a fruta vai bem como suco, sorvete, licores, vinho, geleia e na caipirinha. SP é o principal consumidor fora do Nordeste...

Filosofia do campo:

“A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a musica, a pintura, enfim com as artes. O homem necessita de beleza como necessita de pão e de liberdade”, Jorge Amado (1921/2001), escritor baiano.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter