Repórter da Terra

Veneno usado nos alimentos aumenta casos de autismo em 120%

Continua depois da publicidade

O glifosato é o principal responsável pelo aumento de 120% no nascimento de crianças com autismo nos Estados Unidos desde o ano 2000. A substância é a principal matéria-prima do herbicida mais usado nas lavouras tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil e também está presente nas sementes transgênicas de soja, milho e trigo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A conclusão é da bióloga pós-doutorada Stephanie Seneff, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos centros de pesquisa mais respeitados do mundo com sede nos dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Segundo Stephanie, hoje um em cada 68 crianças nascem com autismo nos EUA. A pesquisadora sênior do MIT, no entanto, alerta que se o consumo indireto do glifosato não for reduzido, até 2025 metade das crianças norte-americanas vão nascer com autismo.

Aqui, o Ministério Público Federal trabalha desde abril para banir o glifosato das lavouras brasileiras. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a substância entre as potencialmente cancerígenas, em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia a proibição do uso do glifosato no Brasil.

Continua depois da publicidade

 

Sorry

Este colunista cometeu uma gafe na edição do domingo passado: na verdade, os pescadores catarinenses esperam retirar do mar 1.600 toneladas de tainha nos 75 dias em que a captura está autorizada e não 1 milhão 600 mil toneladas!!!!

Continua depois da publicidade

Lambari de Iguape...

Estudo realizado no Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca, em Santos, com um peixinho de 10 centímetros vai representar o Brasil em agosto num evento promovido pela Sociedade Mundial de Aquicultura em Montpellier, na França.

...cruza o Atlântico...

Continua depois da publicidade

Nativo do Litoral Sul, o lambari-da-mata-atlântica (Deuterodon iguape) tem potencial para criação em cativeiro. O primeiro criatório fica em Guarujá, onde o peixe tem mercado certo nas marinas de onde partem lanchas para pesca esportiva.

..após estágio em Santos

O lambari pode substituir com vantagem a sardinha e o camarão como isca na captura com anzol do robalo e do atum. Desde abril, o Ministério da Pesca articula para que o Brasil seja sede de uma etapa da Copa do Mundo de Pesca Esportiva.

Continua depois da publicidade

Chocolate gourmet

Na onda gourmet, a novidade é o chocolate fino, feito em casa. Uma empresa americana apresentou ontem, no Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus, máquinas compactas que permitem a produção caseira. Elas são capazes de moer a amêndoa do cacau e misturar ingredientes até formar barras personalizadas.

Pecuarista segura boi

Continua depois da publicidade

Capitalizados após dois anos seguidos de preços recordes, os pecuaristas estão segurando o gado no pasto. Esta semana o boi gordo voltou a subir. Isso acontece mesmo com consumo em baixa e chegada do inverno, que força o envio das boiadas para abate antes que os animais comecem a perder peso por falta de pasto.

Pêssego reduz colesterol

Pesquisa da Universidade Texas, dos EUA, revelou que frutas com caroço, como pêssego, ameixa e nectarina contêm compostos capazes de combater a síndrome metabólica, que altera as taxas de glicose, triglicérides, colesterol, pressão e peso. 

Continua depois da publicidade

Filosofia do campo:

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância”, Mahatma Gandhi (1869/1948) revolucionário indiano.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software