COLUNA

Baixadistórias, a biografia da Baixada

Rony Magno

Rony Magno, 48 anos é servidor público estadual e pratica a pesquisa histórica de locais e eventos da Baixada Santista como hobby.

Super Centro Boqueirão comemora 55 anos de existência

Comentar
Compartilhar
15 SET 2020Por Rony Magno15h49

Quem faz aniversário neste dia 15 de setembro é o mais charmoso labirinto da Baixada Santista: O Super Centro Comercial do Boqueirão! Sim, labirinto, porque já virou uma tradição dizer que as pessoas "se perdem" nos inúmeros corredores que se cruzam entre suas 140 lojas.

Inaugurado em 1965 por Jorge Mathias, Ruy de Moraes Barros, José Maria Soares Novaes e Paulo de Oliveira, com projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, o Super Centro tinha como proposta criar um comércio forte no bairro do Boqueirão. Foi muito duro no início, pois as pessoas tinham uma certa resistência em se deslocar dos já famosos polos comerciais do Gonzaga e do Centro da cidade. Mas com perseverança e criatividade eles venceram as barreiras culturais. Dois acontecimentos foram preponderantes para atrair a atenção das pessoas.

Em 1967 os donos do Centro criaram o bloco de carnaval “Unidos do Super Centro”, atraindo  atenção geral para o espaço. No mesmo ano a prefeitura anunciou um projeto de por fim às feiras livres, levando muitos feirantes a alugarem boxes no Super Centro. Daí em diante a coisa só foi crescendo, O empreendimento se consolidou na cidade e todo um diversificado comércio nasceu em seu entorno.

Vale ressaltar que o Super Centro do Boqueirão é a primeira GALERIA COMERCIAL da Baixada Santista. Há uma crença equivocada de que ele é o primeiro shopping center da América Latina, mas a verdade é que por diversas características físicas e administrativas ele não é oficialmente considerado pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) um shopping center, mas sim uma galeria comercial, razão pela qual o título oficial de primeiro da América Latina pertence ao Shopping Iguatemi da Capital paulistana, fundado um ano após. E ainda que seu modelo de construção e administração pudesse ser considerado, há o Shopping do Méier, na cidade do Rio de Janeiro, com os mesmos padrões mas inaugurado 2 anos antes, em 1963.

Mas, independente de ser o primeiro ou não, fato é que o Super Centro Comercial do Boqueirão tem um lugar todo especial reservado no coração dos santistas, que adoram fazer compras, lanchar e "se perder" em seus corredores.