X

Espaço do bicho

Pulgas e carrapatos aumentam no verão

Mesmo que seu cão ou gato vivam apenas dentro de casa, a prevenção para ecto parasitas deve ocorrer, pois estes parasitas podem transmitir doenças graves ao seu animal. Causam desde coceiras até doenças letais. O calor e a umidade do ar são condições ideais para a reprodução de pulgas e carrapatos. Dentro de casa as formas jovens da pulga se acomodam em frestas e pequenos espaços, ficando latente por períodos variados. Uma fêmea de pulga pode depositar em torno de 50 ovos por dia no hospedeiro. Esses ovos caem no ambiente onde o animal vive e após maturação liberam as larvas que se adaptam em locais como tapetes, cobertas e sofás. Após um período de alimentação, as larvas se protegem num casulo chamado de pupa até amadurecer numa pulga jovem. Quando sai do casulo, essa pulga jovem procura rapidamente os animais para se alimentar e se reproduzir, dando continuidade ao seu ciclo.

No ser humano, podem levar a uma infecção provocada por arranhões de gatos infectados com a bactéria Bartonella henselae, que é transmitida aos felinos através da picada de pulgas. A chamada doença da arranhadura do gato começa com nódulos avermelhados, e pode ocorrer aumento de gânglios regionais.

No caso de infestação por carrapatos, o problema é mais difícil de combater, além da maior gravidade das doenças transmitidas por eles, entre elas a Erlichiose e a Babesiose, que são hemoparasitas, destroem as plaquetas do sangue, propiciando hemorragias nos animais afetados além de outros sintomas graves que podem levar a óbito.

A recomendação para uso regular de produtos orais, sprays ou top-spot nos animais regularmente inibem bastante a chance do animal ser parasitado por eles. Um novo aliado para ajudar no controle e anotação dos dados da frequência do uso destes produtos, é o aplicativo PetZillas, é possível registrar e controlar vacinas, medicamentos, peso, consultas e exames e outras atividades referentes aos animais. Além disso, o app pode compartilhar os dados dos pets com outras pessoas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista deve receber até 250 mil veículos durante o feriado de Páscoa

A Ecovias espera um aumento do fluxo em direção à Baixada Santista já a partir desta quinta-feira (28)

Cotidiano

Vai subir? Estradas rumo a São Paulo têm trânsito lento nesta manhã

Já no sentido litoral, há lentidão do km 63 ao km 65, por alto fluxo de veículos comerciais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter