X
Espaço do bicho

Iberon JMen - o cavalo olímpico

Manifestamos admiração por pessoas públicas: artistas, esportistas, políticos que se tornam ídolos sendo aclamados pela mídia. Isso ocorre também com animais que se perpetuam pela ótica da sétima arte, como é o caso do Rin tin tin, cão o Lobo, vigilante rodoviário, Lessie, Mister M, dentre vários que conquistaram a simpatia da população.

Hoje falo de outro ícone, o Iberon JMen, cavalo excepcional que representou o Brasil em duas Olimpíadas: a do Brasil e recentemente a olimpíada do Japão, na categoria CCE (Concurso Completo de Equitação). Categoria mais completa de todas para cavalos de salto, pois cavalo e cavaleiro transpõem obstáculos com variados graus de dificuldade, reunindo, assim, provas de adestramento, cross-country e salto. 

Aclamado por todos os brasileiros do setor, o Iberon JMen, cavalo castanho da raça BH (Brasileiro de Hipismo), nascido em 14/10/2002 no haras Agromen, interior de São Paulo, de propriedade de Marcio Appel Cheuiche (cavaleiro e condutor) foi mantido em 2016 na Inglaterra pela proximidade da elite do esporte na Europa, pois a classificação olímpica é feita fora do Brasil.

Com isso Apple foi listado entre os 100 melhores cavaleiros do ranking mundial. Com conhecimento e experiência, Appel atingiu seu objetivo inicial ao terminar em sétimo lugar na competição por equipes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 montando Iberon JMen. Contribuiu para a equipe brasileira em várias ocasiões: nos EUA em 2018, em Lima no Peru em 2019, conquista do Campeonato Brasileiro em 2019, entre outros títulos.

Muita emoção nas Olimpíadas de Tóquio quando se anunciou a aposentadoria de Iberon JMen das competições de elite, pois tinha idade acima do normal pra cavalo de competição deste nível. Hoje ele desfruta da paz e do bom trato que o Haras Estrela Guia oferece, situado em Sorocaba/SP, de propriedade da veterinária Ana Carolina do Amaral, local maravilhoso e muito procurado por proprietários de animais com idade mais avançada.

Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Com gol no fim, Resende vence de virada e elimina o Corinthians na Copinha

A última vez que o Corinthians havia sido eliminado precocemente aconteceu em 2010, quando naquela ocasião o Juventude-RS venceu por 2 a 1, pelas oitavas de final

Esportes

Santos vence Ferroviária nos pênaltis e está nas oitavas da Copa São Paulo

Agora nas oitavas de final, os meninos da Vila irão pegar o Fluminense

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software