Repórter da Terra

Começa a colheita da pitanga. Fruta previne o câncer e é sinônimo de literatura brasileira

Continua depois da publicidade

Reza a lenda que o sociólogo Gilberto Freyre (1900/1987) escreveu o clássico da literatura brasileira ‘Casa-Grande e Senzala’ durante a safra da pitanga. Segundo convivas do escritor, a inspiração veio da alquimia que o próprio Freyre produzia reunindo a legítima cachaça pernambucana com a fruta. Célebre nos encontros com amigos, a bebida foi batizada pelo autor como conhaque de pitanga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas não foi só Freyre que se deixou seduzir pelo fruto vermelho apresentado aos portugueses pelo povo tupi: a fruta também está na obra de Machado de Assis (Quincas Borba), de Guimarães Rosa (Sagarana) e José de Alencar (Iracema).

Continua depois da publicidade

Pois bem, a safra da pitanga começa a ser colhida agora e se estende até janeiro, principalmente em Pernambuco e Minas Gerais, os maiores produtores do País. Nesta época, ela tem o menor preço do ano e já pode ser encontrada no mercado, principalmente nas feiras com venda direta do produtor ao consumidor.

A fruta, ligeiramente ácida e de sabor suave, também era tradicional nos quintais de Santos até a década de 1980, do Marapé ao Estuário. Rica em licopeno, ela previne o câncer e evita várias doenças do coração. E um dos melhores licores de pitanga do Brasil é produzido em Cananeia, no Vale do Ribeira.

Continua depois da publicidade

 

Juro baixo para pesca...

Desde 1º de outubro o Governo Federal passou a admitir que pescadores artesanais e produtores de peixe em cativeiro também acessem recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Continua depois da publicidade

...e produção de peixe

O objetivo é facilitar a aquisição de barcos, motores e petrechos a juros em torno de 2% ao ano e carência de até três anos para início do pagamento do valor financiado.

Queijo serrano...

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) está prestes a conceder o selo de Indicação Geográfica ao queijo serrano produzido nas regiões mais altas e frias da divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

...sabor único no mundo

O queijo é feito com leite cru (sem pasteurização) apenas de vacas destinadas à produção de carne, o que exclui raças leiteiras tradicionais como a holandesa. E os animais só pastam em capim nativo. Esse conjunto de características confere sabor único no mundo ao queijo serrano.

Continua depois da publicidade

Consumo de suco de...

Empresas brasileiras de suco de laranja e a fabricante da embalagem longa vida vão investir US$ 7 milhões em publicidade na Europa. O objetivo é mostrar os benefícios do suco para a saúde e reverter a queda de 17% no consumo desde 2007.

...laranja caiu 17%

Continua depois da publicidade

Segundo diagnóstico dos parceiros, as ‘águas com sabor de fruta’ tomaram espaço do suco de laranja. O Brasil é o maior exportador do mundo, SP é o maior produtor de laranja no País e Santos é porto que mais embarca o produto no planeta.

Filosofia do campo:

“Da cunhã é que nos veio o melhor da cultura indígena. O asseio pessoal, a higiene do corpo. O milho, o caju, o mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente e espelhinho no bolso, reflete a influência de tão remotas avós”, Gilberto Freyre (1900/1987), sociólogo e escritor pernambucano.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software