Repórter da Terra

Brasil importa até coco. E o pior, com fungos cancerígenos

Continua depois da publicidade

O Sindicato Nacional dos Produtores (Sindcoco) alerta que o coco ralado e a água de coco importados de países asiáticos, como Indonésia, Malásia, Vietnã, Tailândia e Filipinas, são de “baixa qualidade” e podem conter “fungos cancerígenos”. O alerta já foi feito pelo Sindcoco ao Ministério da Agricultura e à presidente Dilma Rousseff pelo senador Humberto Costa (PT/PE).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por incrível que pareça, o Brasil também compra em Sri Lanka e Costa do Marfim, na África, o coco ralado que adoça nossos bolos e quindins. Isso acontece principalmente entre junho e outubro, quando a produção do Nordeste diminui. Sem respeitar as mesmas exigências sanitárias e compromissos trabalhistas dos produtores brasileiros, os exportadores conseguem colocar o produto aqui com preços baixos, configurando uma concorrência desleal que inibe o crescimento da produção brasileira.

Continua depois da publicidade

Essas importações explodiram no início desta década, com alta de 800% em cinco anos, conforme dados da Secex. Mas, a tendência é que em 2015 essas compras externas diminuam devido à alta do dólar. Segundo o Sindcoco, a importação de produtos fora dos padrões sanitários exigidos dos brasileiros afeta 224 mil produtores nacionais, na maioria pequenos sitiantes.

 

Continua depois da publicidade

Faltou café!

Relatório divulgado pela Organização Internacional do Café (OIC) na quarta-feira revelou que a produção mundial de café registrou um déficit de quase 7,5 milhões de sacas em 2014. Motivo: aumento no consumo mundial e queda na produção.

Só morre na véspera, é?

Continua depois da publicidade

Mais de um milhão de perus já foram sacrificados nos EUA desde novembro. O motivo é epidemia de gripe aviária que atinge 13 dos 52 estados americanos. As autoridades sanitárias já perderam o controle da doença, vinda da Ásia. Com isso, as granjas têm apelado para antibióticos, com riscos para a saúde dos humanos.

Açafrão contra dengue

Pesquisadores de São Carlos comprovaram a eficiência do açafrão no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue. No ensaio, 100% das larvas morreram depois de oito horas de exposição à luz solar após a adição do açafrão na água parada. A especiaria sempre foi usada como tempero de peixes e mexilhões.

Continua depois da publicidade

Fotografia de alimentos...

A União Mundial dos Mercados Atacadistas de alimentos está promovendo um concurso internacional de fotografia sobre a importância das ceasas na oferta de alimentos saudáveis ??e nutritivos para o povo.

...vale prêmio em dólar

Continua depois da publicidade

Os prêmios chegam a US$ 1,5 mil e os vencedores serão conhecidos em setembro, em Campinas, durante o 29º Congresso Mundial dos Mercados Atacadistas.

Limão faz bem aos rins

Além de rico em vitamina C, o limão também ajuda a dissolver cristais. Por essa característica, a fruta é uma importante aliada na prevenção de cálculos renais.

Continua depois da publicidade

Ofertas na feira

Caqui rama forte, limão taiti, laranja pera, carambola, melancia, melão amarelo, goiaba, banana nanica, abóbora japonesa, chuchu, pepinos caipira e comum, berinjela, beterraba, batata doce rosada, cará, mandioca, acelga, nabo, milho verde,  alho poró e batata lavada fecham a semana com preços em queda na Ceagesp.

Filosofia do campo:

Continua depois da publicidade

“O bem-estar de nossas classes dominantes é a maldição de nossas multidões, condenadas a uma vida de bestas de carga”, Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio (1940/2015).

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software