Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apurou que a abobrinha é o alimento in natura com maiores resíduos de agrotóxicos no País. Segundo a Anvisa, 48% das amostras do vegetal apresentaram sinais de agroquímicos. Mais: 45% dessas amostras coletadas em supermercados e feiras de todo o País apresentavam traços de agrotóxicos proibidos.
Na alface, os resíduos potencialmente cancerígenos foram encontrados em 45% das amostras. Na uva, 29% de toda fruta analisada foi reprovada por excesso de agrotóxicos. No tomate esse índice foi de 16% e, no feijão, de 7,3%.
Apesar do resultante preocupante para a saúde pública, a Anvisa diz que o benefício desses alimentos supera o risco. “A melhor recomendação é que as pessoas devem variar o tipo e de alimento que consomem”, resume a superintendente de toxicologia da Agência, Sílvia Cazenave.
Esta é a segunda parte do estudo iniciado em 2012. O objetivo é rastrear o alimento e chegar até o produtor para orientá-lo a usar agrotóxicos da forma adequada.
Continua depois da publicidade
Cadê a chuva?...
A falta de chuvas regulares e volumosas na primavera está atrasando o plantio de soja, milho e feijão nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Esse atraso de até 30 dias fatalmente reduzirá a produtividade das lavouras e as safras em 2015.
...inflação em alta
Atento, o mercado já vem elevando os preços agrícolas. E a segunda prévia do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) mostra isso. Na primeira quinzena de novembro, a soja teve alta de 5,09%, o milho subiu 8,5% e a carne bovina 4,71%.
Café ruim?
Já está no mercado o primeiro café torrado e moído composto exclusivamente por grãos da variedade conilon. O produto leva o selo da Cooperativa Central do Espírito Santo. O aroma achocolatado e o sabor suave são característicos.
Continua depois da publicidade
Conilon de qualidade?
O conilon sempre foi considerado inferior ao tradicional café arábica e era utilizado apenas como complemento no blend, que é a mistura de vários grãos. É o blend que caracteriza a personalidade de cada marca disponível no mercado.
Chocólatras em alerta!!!
A edição de domingo do Washington Post colocou em alerta os chocólatras: até 2020 o déficit na produção de cacau atingirá 1 milhão de toneladas. Mas o jornal também lançou sementes de esperança ao anunciar que multinacionais do setor estão a desenvolver árvores que produzem até sete vezes mais cacau.
Remédio vem do mar
O salmão, a sardinha e o arenque são ricos em ómega-3, essencial para o bom funcionamento do cérebro e do coração. O ómega-3 também contém substâncias anti-inflamatórias. O ideal é um consumo diário de 200 gramas destes peixes.
Continua depois da publicidade
Agricultores de Guarujá...
A Casa da Agricultura de Santos promove na segunda-feira, em parceria com o IBGE, encontro com agricultores de Guarujá. O objetivo é inserir na merenda escolar as hortaliças, a mandioca, a banana e o palmito produzidos no Município.
...e a merenda escolar
Ligada ao Governo do Estado, a Casa da Agricultura presta assistência técnica gratuita aos produtores rurais do litoral com um agrônomo e uma veterinária.
Filosofia do campo:
Continua depois da publicidade
“Setembro passou, outubro e novembro... Já tamo em dezembro. Meu Deus, que é de nós? Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo... Nós vamos a São Paulo que a coisa tá feia. Chegou o triste dia. Em um caminhão ele joga a famia (sic). A seca lhe bota pra fora da terra natá (sic). Faz pena o nortista, tão forte, tão bravo, viver como escravo, no Norte e no Sul”
- Antônio Gonçalves da Silva (1909/2002), o Patativa do Assaré, poeta cearense, in Triste Partida.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade