Engenharia do Cinema

'Until Dawn' não é fiel ao game, mas expande seu universo

Produção adapta o famoso jogo de Playstation

Sony Pictures/Divulgação

Continua depois da publicidade

Lançado em 2015, o game "Until Dawn" foi um dos grandes destaques entre os exclusivos para PlayStation 4, com 4 milhões de cópias vendidas. Diante da nova empreitada da empresa em transformar seus projetos em filmes e séries, era óbvio que ele não poderia ficar de fora.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O jogo é uma espécie de "filme interativo", em que você define os rumos dos personagens com base em suas decisões. Nele o jogador decide o destino de um grupo composto por oito pessoas no decorrer da história, que está passando uma temporada em uma casa isolada na Montanha Blackwood.

Continua depois da publicidade

Assim como "Uncharted" e "Gran Turismo", o enredo do filme não se sustenta na mesma base do jogo e opta por contar outra história dentro daquele universo.

No longa, Clover (Ella Rubin) decide ir com um grupo de amigos tentar encontrar sua irmã Melanie (Maia Mitchell), que desapareceu misteriosamente durante uma viagem. Ao pararem em uma misteriosa casa, eles acabam presos em uma espécie de looping, sempre que são assassinados por um homem mascarado. Então, tentam descobrir uma forma de escapar de lá.

Continua depois da publicidade

O roteiro da dupla Blair Butler e Gary Dauberman sabe que, ao explorar esse tipo de produção, deve-se atentar aos tipos de sequências de morte que serão apresentadas.

Ao contrário de títulos como "A Morte Te Dá Parabéns" e "No Limite do Amanhã", o grande diferencial é vermos como cada um dos personagens será morto em cada uma das situações apresentadas.

Cada vez que elas acontecem, sempre são mais brutais e sanguinolentas, e é justificável que a produção tenha recebido censura de 18 anos no Brasil. Inclusive algumas delas causam grande desconforto no público, que ainda é 'presenteado' com alguns scary-jumps que funcionam.

Continua depois da publicidade

Só que, por mais que esse detalhe seja o carro-chefe, mesmo que já conheçamos o game, ficamos com curiosidade sobre o que realmente está causando esse cenário com os protagonistas.

Embora não criemos proximidade com nenhum deles, é a situação em si que consegue prender a atenção. Diante desses acontecimentos, várias passagens fazem ligação ou menção ao game de 2015.

Seja o retorno do ator Peter Stormare no papel do misterioso Dr. Hill, as mortes, cenários e arcos que remetem ao jogo. Felizmente, eles não são inseridos gratuitamente e fazem sentido dentro da proposta do filme.

Continua depois da publicidade

"Until Dawn - Noite do Terror" deixa claro que a PlayStation está optando por um caminho certo em suas adaptações, ao mostrar que seus produtos têm um universo mais amplo do que já vimos nas partidas.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software