Engenharia do Cinema

Sequência de 'Destruição Final' entrega clichês, pouca emoção e cenas de ação simplórias

Produção começa exatamente onde o original parou

Diamond Films/Divulgação

Continua depois da publicidade

Durante a pandemia, "Destruição Final: O Último Refúgio" foi um dos poucos títulos a permanecerem em cartaz nos cinemas mundiais. Mesmo em um cenário caótico, o longa arrecadou US$ 52,3 milhões, superando seu orçamento de US$ 35 milhões.
 
Naturalmente, uma continuação foi anunciada ainda naquele período, mas, devido a diversos problemas, levou anos para sair do papel. Finalizada em 2025, a produção sofreu sucessivos adiamentos por cerca de um ano. Ao assistir a "Destruição Final 2", percebe-se que os envolvidos operaram no "piloto automático" para entregar um entretenimento genérico.
 
A história se passa cinco anos após os eventos originais, com a família Garrity vivendo em um bunker na Groenlândia. Após um incidente no local, John (Gerard Butler) decide que é hora de levar sua esposa (Morena Baccarin) e o filho (Roman Griffin Davis) em busca de um lugar que ofereça uma vida melhor.
 
O roteiro de Mitchell LaFortune e Chris Sparling carece de inspiração. Se no primeiro longa houve êxito em captar a atenção do público pelas situações extremas impostas aos protagonistas, nesta sequência, 80% das tramas são clichês já vistos em produções como "Impacto Profundo", "2012" ou qualquer road movie de ação. Afinal, trata-se apenas de um grupo lutando pela sobrevivência em um cenário apocalíptico.
 
Se antes nos importávamos genuinamente com a família Garrity, aqui a sensação é de que todos sairão ilesos das situações mais adversas. O roteiro transforma John em uma espécie de Indiana Jones, salvando-o milagrosamente de todos os perigos caóticos.
 
Ao atingir o arco dramático, o diretor Ric Roman Waugh parece notar que o texto não é forte o suficiente; ele opta por carregar na trilha sonora e em flashbacks para tentar extrair alguma emoção do espectador. Infelizmente, a essa altura, já é tarde demais.
 
"Destruição Final 2" é mais um exemplo de título que consegue fazer um verdadeiro apocalipse com a obra original.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software