Engenharia do Cinema

'Quando o Céu Se Engana' aposta no improvável para falar sobre a vida real

Filme é estrelado por Keanu Reeves e Seth Rogen

Paris Filmes/Divulgação

Continua depois da publicidade

Raramente uma comédia é direcionada aos cinemas, principalmente quando se trata de uma obra realizada por um comediante que costuma fazer sucesso em plataformas de streaming, como é o caso de Aziz Ansari (criador da série da Netflix “Master of None”).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entretanto, por conta do alto engajamento em torno dos nomes de Keanu Reeves (“John Wick”) e Seth Rogen (criador da série “O Estúdio”), “Quando o Céu Se Engana” acabou sendo lançado nos cinemas brasileiros.

Continua depois da publicidade

Por mais que, à primeira vista, lembre alguns clássicos como “Asas do Desejo” e seu remake “Cidade dos Anjos”, temos aqui mais uma produção cômica feita apenas para entreter brevemente depois de um almoço de domingo, embora com algumas pitadas de humor negro e críticas sociais.

A história mostra o anjo Gabriel (Reeves), que está cansado de apenas impedir que as pessoas desviem sua atenção do trânsito por conta do celular, até que ele esbarra com o reclamão Arj (Ansari), que está falido e sem rumo na vida, até começar a trabalhar para o bilionário Jeff (Rogen). Eis que Gabriel tem a ideia de fazer com que ambos troquem de vida, para que aprendam a valorizar mais alguns aspectos do cotidiano.

Continua depois da publicidade

Mesmo que não existam piadas que remetam aos títulos mencionados, muito menos a John Constantine, trata-se de mais uma comédia feita para passar o tempo e rir de situações do dia a dia.

Reeves e Ansari conseguem transmitir isso em diversas situações que se encaixam perfeitamente no conceito de “rir pra não chorar”. No entanto, a verdadeira graça está na relação entre o primeiro e Rogen, que fazem rir simplesmente por atitudes simples e satíricas diante da rotina.

Além disso, Ansari faz uma breve crítica social sobre diferentes classes sociais, principalmente diante das injustiças trabalhistas e de como algumas pessoas não procuram outras alternativas que não sejam o comodismo ou até mesmo politizar as situações. Entretanto, esse contexto só se torna mais relevante se você consegue criar um vínculo com Arj e o próprio Gabriel.

Continua depois da publicidade

“Quando o Céu Se Engana” consegue arrancar algumas risadas, mas poderia ter sido melhor.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software