Engenharia do Cinema
Longa é vendido como o último capítulo da saga
Warner Bros/Divulgação
Continua depois da publicidade
Pode-se dizer que a franquia "Invocação do Mal" é uma das mais bem-sucedidas dos últimos anos, onde, mesmo com alguns títulos possuindo uma qualidade mediana, consegue render milhões para a Warner Bros. Entretanto, com o “desgaste” da fórmula, o estúdio anunciou que o quarto possivelmente seria o último filme estrelado pelo casal Warren.
"Invocação do Mal 4: O Último Ritual" opta por não apenas homenagear tudo o que já foi visto ao longo dos oito longas lançados anteriormente.
Continua depois da publicidade
Na trama, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) se veem obrigados a enfrentar novamente uma maldição que não conseguiram controlar no passado, mas que afetou diretamente Judy (Mia Tomlinson) ao longo dos anos.
Assumindo a direção dos últimos títulos da franquia, Michael Chaves nunca se mostrou como um diretor que sabe aproveitar as oportunidades que lhe são colocadas.
Continua depois da publicidade
Se, por um lado, ele consegue guiar os arcos dramáticos e cômicos, como é o caso da interação entre o namorado de Judy, Tony (Ben Hardy), com o casal Warren, por outro, ele não consegue apresentar nenhuma sequência de scary-jump ou impactante como James Wan fez nos dois originais.
Um exemplo é a própria sequência que envolve o primeiro episódio demoníaco na casa da família da vez. Ele não deixa o espectador entrar dentro da emoção e comprar o horror que há ali. No entanto, não se sabe se a escolha narrativa também não teve interferência por terceiros.
Porém, por conta do roteiro, que novamente consegue captar a atenção do espectador, e da excelente química entre Farmiga e Wilson, mais uma vez a trama consegue ser comprada pelo público.
Continua depois da publicidade
Embora não haja nenhum momento que consiga definir um "desfecho" marcante, o embate final ainda assim consegue prender a atenção, muito mais por conta do carisma dos atores do que pela direção de Chaves (que em momento algum se destaca).
"Invocação do Mal 4: O Último Ritual" consegue se manter no mesmo nível do terceiro episódio, mas, por mais que seja um possível encerramento da franquia, ainda mostra que há um gás extra para o legado dos Warren continuar.
Continua depois da publicidade