Engenharia do Cinema
Produção da Netflix segue fazendo sucesso
Netflix/Divulgação
Continua depois da publicidade
Chegando de forma bastante tímida no catálogo da Netflix no último mês de junho, "Guerreiras do K-Pop" se tornou o maior filme da história da plataforma de streaming. Até o mês de setembro foram 266 milhões de visualizações, ultrapassando "Alerta Vermelho", que havia sido o maior investimento do serviço até então.
Curiosamente, o título, à princípio, não foi concebido originalmente pela Netflix, mas sim comprado diretamente da Sony. Com o sucesso inesperado, o serviço chegou até mesmo a lançá-lo brevemente em uma exibição "Para Cantar Junto" nos cinemas mundiais, inclusive no Brasil. Isso sem citar que uma sequência está prevista para 2029.
Continua depois da publicidade
Não é à toa que, recentemente, a produção ainda recebeu quatro indicações ao Grammy, entre elas a música principal da trama "Golden". Não será novidade se vermos a produção ser indicada nas categorias de canção original e animação no Oscar 2026 e levar o careca dourado para casa.
A história gira em torno das famosas cantoras K-Pop Rumi, Mira e Zoey, que fazem um tremendo sucesso no mundo da música como o grupo HUNTR/X. Quando não estão nos palcos, combatem demônios como verdadeiras ninjas. Entretanto, a situação delas se complica quando um misterioso boygroup Saja Boys surge.
Continua depois da publicidade
Perceptivelmente, os diretores Chris Appelhans e Maggie Kang ("A Origem dos Guardiões") sabem como o universo da música pop funciona, e é perceptível a inspiração em personalidades do K-Pop. Mesmo que o espectador não seja fã do estilo, consegue se cativar pela história por conta do carisma do trio protagonista.
Na versão original, as músicas conseguem facilmente cativar e grudar na mente igual a um chiclete, principalmente pelo excelente trabalho de dublagem. Entretanto, ao conferir a versão dublada em português brasileiro, pode haver uma grande estranheza na queda de qualidade.
Assim como em toda animação da Disney, há também um coadjuvante animal que não só rouba a cena, como também consegue facilmente cativar os personagens, e ele é o felino Derpy, cujos olhares e insistência em deixar os vasos arrumados são hilários.
Continua depois da publicidade
Mesmo que tenha um clima bastante colorido e sequências de música e ação bem conduzidas, o principal problema desta animação é apresentar um vilão realmente ameaçador.
Se, por um lado, uma das cantoras possui uma ligação com ele, por outro, esse detalhe não é devidamente explorado ou transposto em uma verdadeira sensação de ameaça. Felizmente, esse tópico não acaba prejudicando o resultado final.
"Guerreiras do K-Pop" é um dos mais inusitados e inesperados sucessos de 2025, que certamente vai abrir uma possível nova franquia de qualidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade