Engenharia do Cinema
Direção é assinada por Benny Safdie
Diamond Films/Divulgação
Continua depois da publicidade
Após se consagrar como um dos grandes nomes do cinema de ação, Dwayne Johnson decidiu mudar os rumos de sua carreira e começar a planejar a tão sonhada indicação ao Oscar.
Para isso, ele se uniu a Benny Safdie (que levou o prêmio de direção no último Festival de Veneza por este trabalho), um dos responsáveis por "Joias Brutas", filme que rendeu a Adam Sandler o Oscar do cinema independente, para levar às telonas a história do lutador de MMA Mark Kerr.
Continua depois da publicidade
Mesmo que sua determinação em entregar uma atuação dramática seja evidente, "Coração de Lutador - The Smashing Machine" é mais um ótimo drama biográfico ambientado no universo das lutas. Nada além disso.
A trama se passa entre 1997 e 2000, período em que Kerr se consagrava invicto em uma série de combates. Após uma derrota durante um torneio no Japão, sua vida vira de cabeça para baixo. Ao mesmo tempo, ele enfrenta uma batalha pessoal contra o vício em opioides e as crises em seu relacionamento conturbado com sua namorada Dawn (Emily Blunt).
Continua depois da publicidade
Safdie mostra novamente sua habilidade em retratar o comportamento humano em momentos de crise, algo que já havia feito com maestria em "Joias Brutas". Inclusive, esse estilo também funciona graças ao fato de ele ser responsável pela edição, o que auxilia na imersão do espectador e na visão que o cineasta quer repassar.
Aqui, ele constrói Kerr em múltiplas camadas: enquanto o lutador é capaz de agredir brutalmente um adversário no ringue, logo depois se preocupa com o estado dele; suporta dores terríveis com naturalidade, mas hesita em acompanhar Dawn em um brinquedo giratório, preferindo o carrossel tranquilo.
Por já estar familiarizado com esse universo, tendo nascido em meio à luta livre, Johnson parece ter nascido para interpretar esse papel. Mesmo transmitindo uma naturalidade impressionante e aparecendo irreconhecível graças à maquiagem, sua indicação ao Oscar dependerá da força de sua campanha na indústria.
Continua depois da publicidade
Inclusive, a maquiagem e visual podem ser reconhecidos na principal premiação do cinema, por conta de Johnson ter ficado irreconhecível em grande parte da trama.
O mesmo não se pode dizer de Blunt, que provavelmente será indicada e talvez até conquiste finalmente o Oscar. Alternando entre a vulnerabilidade e a intensidade com facilidade, sua atuação é o verdadeiro termômetro emocional do filme, além de exibir excelente química com Johnson, algo já visto quando dividiram a cena em "Jungle Cruise".
Para efeito de comparação com títulos como "Rocky", "Touro Indomável" e o mais recente "Garra de Ferro", havia uma naturalidade gigante por parte de Stallone, De Niro e Efron, cuja realidade poderia se encaixar com quaisquer pessoas, em distintas áreas. O que em aqui também acontece, mas faltou mais carisma em torno de Johnson
Continua depois da publicidade
"Coração de Lutador - The Smashing Machine" é mais um divertido longa de Dwayne Johnson, mas, embora tenha sido vendido como seu título mais sério e mirando premiações, consegue entreter como os outros
Continua depois da publicidade