Engenharia do Cinema
Evento aconteceu entre os dias 3 e 7 de dezembro
Nathalia Oliva/Reprodução
Continua depois da publicidade
A CCXP25 aconteceu entre os dias 3 e 7 de dezembro e, embora não tenha apresentado a mesma gama de conteúdos originais em relação aos primeiros anos, pode-se dizer que o épico ainda chega a acontecer em seus corredores, mesmo que seja de forma tímida.
Se, por um lado, os estandes da Paramount+, HBO Max e Prime Video promoviam imersões máximas às suas principais séries, como "Yellowstone", "It - Bem-Vindos a Derry", "Fallout" e "The Boys", por outro, a Warner Bros. apostou em atrações mais simples, como dinâmicas envolvendo títulos como "Supergirl", "Mortal Kombat 2" e "A Noiva".
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, mesmo que o Artists' Valley ainda continue sendo a alma do evento, com seus mais de 450 quadrinistas, o Magic Market conseguiu roubar a cena até mesmo de atrações que foram disponibilizadas no Palco Thunder e no Palco Omelete.
Com atividades como arco e flecha, casamentos fictícios, shows e um cenário que nos levava à Idade Média, a sensação de imersão era gigante. Ainda mais pelo fato de o espaço oferecer artigos da temática e do universo geek a preços acessíveis.
Continua depois da publicidade
Voltando aos setores de grande destaque, como o Palco Omelete, mesmo que atrações como Timothée Chalamet e Kathryn Newton (que veio para celebrar os 20 anos de "Supernatural" com o evento "Road to Hell") tenham causado ao extremo ao serem colocados diante dos brasileiros.
Principalmente a segunda, que entrou no palco com uma bandeira do Brasil nas costas e ainda jogou um Pikachu para a plateia. Já o primeiro não apenas usou a bandeira do Brasil de um fã, como ainda jogou seus casacos e bolinhas de pingue-pongue assinadas como parte da promoção de seu longa "Marty Supreme" (que provavelmente vai lhe dar sua terceira indicação ao Oscar).
Entretanto, a interação com o público presente na grade poderia ter sido um pouco maior, visto que houve relatos de muitas pessoas que passaram mais de 10 horas de pé esperando para até mesmo ter uma assinatura na credencial com alguns atores.
Continua depois da publicidade
Para aproveitar a questão da interação com o público, o Palco Thunder também adotou um espaço para que os convidados pudessem atender aos presentes. A ideia acabou não apenas funcionando, mas também fez o local lotar em dias que poderia estar vazio.
Só que o grande chamariz do evento neste ano foram as produções brasileiras, com destaque para as presenças da atriz Tânia Maria, de "O Agente Secreto"; Selton Mello, que foi o Homenageado do Ano e ainda falou sobre sua estreia em Hollywood com 'Anaconda'; e Rodrigo Santoro, que também foi homenageado.
Já José Loreto, que interpretou o músico Chorão na cinebiografia que chegará aos cinemas em 2026, chegou a cantar no palco e pular no meio do público no meio da agitação.
Continua depois da publicidade
Não é novidade que essa edição foi, mais uma vez, do próprio Misha Collins, intérprete do anjo Castiel na famosa série "Supernatural". Jogando pão de queijo ao público, ultrapassando a grade para tirar fotos com os fãs e mais uma vez em clima de carnaval, parece que ele transformou o São Paulo Expo em sua segunda casa.
Junto dele, Kathryn Newton, Jim Beaver, Rob Benedict e Richard Speight Jr. também esbanjaram simpatia, uma vez que alguns chegaram a andar pela feira durante alguns dias, durante o horário para o público em geral.
Outro ponto positivo foi o evento fechado para os fãs da série dentro do pavilhão, que colocava os presentes não apenas para cantar no karaokê com eles, mas para interagir de diversas formas.
Continua depois da publicidade
Estes três tópicos costumam causar polêmicas, principalmente se tratando de um evento como a CCXP. Depois de constantes críticas, perceptivelmente alteraram a capacidade de pessoas para sábado, pois durante este período era possível caminhar tranquilamente pelo evento, sem o caso do empurra/empurra.
Mesmo que algumas filas fossem realmente grandes para alguns estandes, como os da Paramount e Amazon, o fator agendamento ainda continua sendo o grande vilão do evento, uma vez que os recursos ainda precisam ser melhor trabalhados para não causar tantos conflitos desnecessários.
Ao término de algumas atividades, alguns brindes, por mais que possam parecer interessantes, deixam a desejar, como o balão de "It".
Continua depois da publicidade
Na parte de alimentação, os preços continuam altos, mas, em alguns espaços como Cup Noodles e alguns food trucks na área externa, ofereciam lanches em valores acessíveis.
Continua depois da publicidade