Engenharia do Cinema
Longa é o quarto do personagem para as telonas
Paramount Pictures/Divulgação
Continua depois da publicidade
Não é novidade que as empreitadas de "Bob Esponja" nos cinemas sempre foram sinônimo de sucesso para a Paramount Pictures, com exceção do terceiro filme, que acabou sendo direcionado diretamente para a Netflix por conta do cenário de pandemia.
"Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada" não apenas traz novamente o famoso personagem da Nickelodeon de forma justa, como mostra que é possível seguir a sua fórmula clássica para entregar divertidas produções cinematográficas.
Continua depois da publicidade
Após ouvir do Sr. Sirigueijo que não seria capaz de ter coragem para vivenciar grandes aventuras, Bob Esponja acaba, acidentalmente, trazendo de volta a alma do temido Holandês Voador, que lhe propõe uma série de desafios para comprovar sua capacidade. Entretanto, Bob não sabe que está prestes a assumir o manto de uma maldição.
O roteiro de Pam Brady (da série "South Park") e Matt Lieberman ("Free Guy") reconhece como Bob consegue ter boas sacadas em relação a Patrick e, por isso, opta por extrair divertidas piadas da dupla ao longo da jornada.
Continua depois da publicidade
Mesmo que muitas coisas não façam sentido, como é de praxe nesta franquia, é inevitável dizer que a principal graça reside justamente nesse cenário. Em paralelo, acompanhamos o Sr. Sirigueijo, Lula Molusco e Gary tentando salvar Bob e Patrick; neste trajeto, há várias piadas que também funcionam.
Só que, diferente do segundo longa, as piadas e a própria trama em si são totalmente voltadas ao público infantil, embora os adultos também consigam se entreter por conta do fator nostalgia. Afinal, muitas crianças da época em que o seriado era exibido na TV Globinho hoje são pais e levam seus filhos aos cinemas.
Outro tópico que funciona perfeitamente é a questão da metalinguagem: há um breve momento que corta para um executivo da Paramount Pictures comentando que a fórmula do sucesso dos outros filmes do personagem é a inserção de atores de peso interpretando versões em live-action em pequenas passagens.
Continua depois da publicidade
O que, logo, tende a justificar a participação de Mark Hamill (o eterno Luke Skywalker) como o intérprete do Holandês Voador. Além de comprar a brincadeira, ele demonstra saber que nada ali deve ser levado a sério.
"Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada" continua usufruindo da fórmula simples do personagem e consegue, facilmente, entreter crianças e adultos.
Obs: Antes das sessões do longa, é exibido um curta-metragem fraquíssimo, além de totalmente fora de tom, de "As Tartarugas Ninja". A premissa é bem genérica, sobre a evolução da IA, e só deve entreter quem realmente gostou de "As Tartarugas Ninja: Caos Mutante".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade