Contra-ataque
Apesar da vitória, o time não teve uma boa atuação
Jhony Pinho/AGIF
Continua depois da publicidade
O Santos venceu o Vitória por 1 a 0, no Barradão, e conseguiu respirar um pouco no Campeonato Brasileiro. Mesmo ainda na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados dos adversários, o clube pode sair do Z4 caso vença o Botafogo, no próximo domingo (01), na Vila Belmiro.
Apesar da vitória, o time não teve uma boa atuação e contou com grande desempenho do goleiro Brazão, que evitou o empate em diversas ocasiões. O Vitória, que não vive um bom momento, conseguiu finalizar 19 vezes, sendo 7 no gol, o que evidencia uma fragilidade preocupante na equipe santista.
Continua depois da publicidade
Desde o início, o Peixe adotou uma postura mais defensiva, apostando nos contra-ataques e tentando explorar os espaços. Criou uma ótima chance no primeiro tempo com Guilherme, que finalizou para fora. Pouco depois, o próprio Guilherme subiu livre para cabecear e marcou o gol da vitória.
O atacante vinha sendo muito criticado pela temporada abaixo do esperado. No último jogo, contra o CRB, perdeu um dos pênaltis na disputa que resultou na eliminação do Santos da Copa do Brasil.
Continua depois da publicidade
Após o gol, o time recuou ainda mais, mas teve dificuldades para aproveitar os espaços deixados pelo Vitória. Uma boa notícia é o do meio-campista Zé Rafael, contratado no início da temporada.
Recuperado de lesão, ele foi um dos destaques da partida e dominou o meio-campo, sendo um pilar da equipe. No entanto, precisa de um companheiro ao seu lado, já que Rincón teve uma atuação apagada e deixou Zé Rafael sobrecarregado.
No segundo tempo, Neymar entrou e criou boas jogadas, finalizando uma vez com perigo, mas o goleiro Lucas Arcanjo fez uma bela defesa. Além disso, Rolheiser acertou a trave, mas foram apenas essas duas chances reais criadas pelo Peixe.
Continua depois da publicidade
Durante toda a etapa final, o Vitória foi superior e criou diversas oportunidades, exigindo muito de Brazão. No entanto, o Santos corre risco de perder o goleiro, já que clubes europeus demonstraram interesse em contratá-lo no meio do ano.
Caso isso aconteça, o clube precisará encontrar rapidamente uma solução, já que Brazão tem sido, disparado, o melhor jogador do Santos nesta temporada e um dos principais nomes do Brasileirão. Seu momento é impressionante, sendo decisivo em praticamente todos os jogos até aqui.
Com a vitória, o Santos chegou aos 8 pontos, dois a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Fortaleza, que tem 10.
Continua depois da publicidade
Na próxima quarta-feira (28), o Santos disputa um amistoso contra o RB Leipzig, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Mesmo em um momento delicado, a diretoria optou por realizar o jogo.
Ao invés de dar à equipe uma semana livre para treinamentos, especialmente com o importante confronto contra o Botafogo se aproximando, a diretoria agendou um amistoso. Em caso de derrota, a partida pode evidenciar ainda mais os problemas enfrentados pela equipe.
Embora o amistoso possa trazer visibilidade e recursos financeiros, há prioridades mais urgentes neste momento, como a preparação técnica e tática para os desafios no Brasileirão.
Continua depois da publicidade
Entretanto, o time estará "brincando" de fazer mídia, o que mostra que sua atual diretoria está mais preocupada em aparecer do que em resolver os problemas do futebol. O presidente Marcelo Teixeira, inclusive, tem se destacado mais por declarações polêmicas do que por ações eficazes, muitas vezes prejudicando ainda mais o Santos Futebol Clube.
Continua depois da publicidade