Contra-ataque
O clube anunciou a demissão de Pedro Caixinha
Raul Barreta/Santos FC.
Continua depois da publicidade
O Santos é um gigante mundialmente, mas não vive seu melhor momento, e está muito longe disso. Ainda assim, a expectativa criada pela diretoria do clube nesta temporada é muito maior do que a realidade, e, por conta disso, tem frustrado a todos.
Na tarde de ontem (14), o clube anunciou a demissão de Pedro Caixinha e já tem um novo técnico na mira. O nome da vez é Jorge Sampaoli, que conta com grande aprovação da torcida.
Continua depois da publicidade
Com a chegada de Neymar ao clube, a diretoria aumentou as expectativas da torcida. Porém, nem mesmo um craque como o atacante é suficiente para transformar a realidade atual. A equipe vem da Série B e precisa se reestruturar, tornando-se mais profissional e menos amadora.
Desde 2020, o Santos já teve 11 técnicos, o que revela um cenário totalmente amador. Os treinadores são realmente ruins, ou será que o clube não oferece a estrutura necessária para que eles desenvolvam seu trabalho?
Continua depois da publicidade
Inclusive, o pai de Neymar fez investimentos para melhorar o CT e o vestiário da Vila Belmiro, pois o clube estava atrasado nesse aspecto. Isso evidencia o amadorismo vivido pelo Santos e que, em alguns setores, ainda persiste.
Para ter um time que brigue por coisas maiores, é preciso uma estrutura sólida e convicção no trabalho, algo que não existiu durante a passagem de Pedro Caixinha.
Outro ponto importante é que Neymar não conseguiu atuar nos grandes jogos, como a semifinal do Paulistão e o confronto contra o Fluminense. Contra o time carioca, o craque até entrou em campo, mas não conseguiu resolver a partida, muito porque ainda não está em sua melhor forma física.
Continua depois da publicidade
A diretoria do clube precisa dar um passo atrás e entender que o Santos não vai brigar por grandes conquistas nesta temporada. Contudo, com um planejamento mais alinhado e estruturado, pode sim lutar por uma vaga em uma competição internacional.
O mais importante neste momento é compreender todo o contexto, para que o clube não volte a sofrer com o fantasma do rebaixamento.
O Santos tem duas derrotas e um empate neste campeonato e precisa começar a pontuar para evitar outra tragédia.
Continua depois da publicidade
Com a saída de Caixinha, o Santos considerou alguns nomes, mas, neste momento, está próximo de Jorge Sampaoli, um velho conhecido do clube, com uma passagem de sucesso.
Em 2019, Sampaoli realizou seu melhor trabalho no futebol brasileiro, levando o Santos ao vice-campeonato nacional com uma pontuação digna de título. No entanto, acabou vendo o Flamengo fazer a melhor campanha da história do Brasileirão.
Porém, o técnico já enfrentou problemas de relacionamento com o elenco, como aconteceu no Atlético Mineiro e no Flamengo, onde seu auxiliar chegou a agredir o atacante Pedro.
Continua depois da publicidade
No Santos, no entanto, Sampaoli teve uma grande sinergia com o clube e a cidade, o que contribuiu para o bom desempenho. Inclusive, foi ele quem trouxe Soteldo para o time, e pode ser peça-chave para que o atacante volte a jogar bem.
Taticamente, Sampaoli é muito competente. Seu maior desafio, no entanto, é o vestiário. Será que ele conseguirá domar este elenco? É difícil, mas, se conseguir estabelecer uma parceria com Neymar, já terá dado um passo importante.
Se a contratação for confirmada, será uma boa aposta. Mas ele terá muito trabalho pela frente para fazer o time evoluir e transformar em realidade toda a expectativa criada pela diretoria.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade